Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agosto Dourado

Gestantes tiram dúvidas sobre amamentação com profissionais da Saúde

Gestantes da regional Pinheirinho participam de roda de conversa sobre amamentação no Espaço Saúde Maria Angélica. Curitiba, 15/08/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

Cerca de 15 gestantes da regional Pinheirinho se reuniram nesta sexta-feira (15/8), no Espaço Saúde Maria Angélica, para aprender e tirar dúvidas sobre a amamentação com especialistas. A ação foi organizada em uma parceria do Centro de Educação Infantil Moradias Gramados com a Unidade de Saúde Maria Angélica, em alusão ao Agosto Dourado.

A nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde, Clarissa Aliski, foi uma das palestrantes, junto com enfermeiros e estagiários de obstetrícia. Segundo Clarissa, o leite da amamentação é o alimento perfeito para os recém-nascidos e as mães também são beneficiadas.

"O leite materno é muito importante para a saúde do bebê, já tem todos os nutrientes necessários e na temperatura certa, é perfeito. E, além de tudo, tem benefício para a mãe também. Há estudos mostrando que atua na prevenção contra câncer de mama e de útero”, explicou a nutricionista.


Momento importante

Para a recepcionista Bianca Cristina da Silva, de 22 anos, futura mãe de Heloísa, o momento foi de preparação e de aliviar as preocupações e a ansiedade sobre amamentação. “É a minha primeira gestação, então eu ainda tenho bastante dúvidas. Gostei bastante da conversa, foi bem explicativa, é bom ter esse acompanhamento”, afirmou.

Bianca, que está com 5 meses de gestação, pretende amamentar a filha até os 2 anos de idade seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere o leite materno como alimento exclusivo do bebê até os 6 meses de idade e, de forma complementar, até os 2 anos ou mais. “O leite materno tem enzimas, tem probióticos, o açúcar do leite, carboidrato, proteína, tem todos os nutrientes na dosagem certa pro bebê”, reforçou a nutricionista.


Apoio em Curitiba

Para a venezuelana Francisbel Barias, de 27 anos, moradora do Pinheirinho, a gestação é tempo de preparação. “Eu sou mãe de primeira viagem, então estou me preparando e lendo sobre o que precisa ser feito e buscando apoio. Tem muita gente que dá conselhos, mas eu quis ouvir de profissionais”, contou Francisbel, que está no penúltimo mês de espera pelo bebê Luciano.

Ela também contou que em Curitiba encontrou um apoio profissional que a tranquilizou, mesmo longe de sua rede de apoio familiar. “Além do evento de hoje, eu venho para a unidade de saúde pedir orientação, e sei que poderei vir também quando o bebê nascer. São informações muito valiosas”, disse Francisbel.

A autoridade sanitária local da Unidade de Saúde, Daiane Sanches Ramalho de Oliveira, contou que a roda de conversa tem como objetivo aprofundar e expandir as orientações disponíveis nas UBS, na Carteira de Gestante e na Carteira da Criança do SUS Curitibano. 
"É um acompanhamento e um apoio que temos para as gestantes. Elas sabem que podem nos procurar com dúvidas e com questões que precisarem”, disse Daiane.

Desde 2023, a Central Saúde Já Curitiba também oferece teleatendimento para orientação sobre amamentação. Basta ligar pelo telefone 3350-9000, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 7h às 22h; e sábados e domingos, das 8h às 20h.