Ir para o conteúdo
60 anos do instituto

Gerações do planejamento urbano de Curitiba celebram legado do Ippuc

Prefeito Eduardo Pimentel participa da comemoração dos 60 anos do IPPUC. Curitiba, 01/12/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A celebração dos 60 anos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), na noite de segunda-feira (1/12), foi um encontro de grandes planejadores urbanos de diferentes gerações. O prefeito Eduardo Pimentel homenageou os ex-presidentes do Instituto, funcionários, parceiros e autoridades, em um evento para 350 pessoas na Ópera de Arame.

“Eu me sinto muito honrado em prestar essa homenagem a quem conduziu o planejamento urbano que colocou Curitiba como referência de qualidade de vida. O Ippuc fez prefeitos e também grandes nomes para o País”, disse Eduardo Pimentel.

Além dos ex-gestores, a festa reuniu personalidades que contribuíram e consolidaram o planejamento urbano de Curitiba ao longo de seis décadas. “O Ippuc nasceu do encontro do coração com a razão”, disse Rafael Greca, secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, servidor do Ippuc e prefeito de Curitiba por três gestões.

Em seu discurso, Cássio Taniguchi, também ex-prefeito da cidade, fez um importante resgate histórico das ações dos planejadores urbanos que passaram pela instituição. “Jaime Lerner já dizia que cidade é um organismo vivo que exige manutenção permanente. Esse é o desafio: olhar a cidade na escala humana e buscar sempre qualidade de vida para todos”, disse.

Primeira mulher a ocupar a cadeira da presidência do Ippuc, a arquiteta e urbanista Ana Zornig Jayme destacou os valores que conectam as gerações de profissionais da instituição.

“Os projetos que se tornaram obras e marcos na cidade representam um legado importante, mas a melhor forma de honrar os fundadores é perpetuar o espírito da inconformidade e da inovação, a busca por soluções simples, mas de grande impacto. Afinal, a essência do Ippuc está justamente nessa capacidade permanente de se renovar diante de novos desafios e inovar com coragem”, disse.

A Câmara de Curitiba, representada pelos vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Rafaela Lupion, Meri Martins e Lais Leão, também prestou homenagens ao Ippuc, com a entrega de votos e congratulações ao prefeito Eduardo Pimentel e à presidente Ana Zornig Jayme. 

Homenagem

Para presentear as lideranças do Ippuc, o artista Rômulo Lass, autor do mural comemorativo dos 60 anos do Instituto, inaugurado na manhã de segunda-feira, preparou fragmentos da obra de arte. A partir do uso de formas geométricas básicas – círculo, quadrado e triângulo – Rômulo compôs figuras para representar valores como coragem (vermelho), resiliência (azul), sustentabilidade (verde), visão (amarelo), conexão (laranja), sonho (roxo) e cuidado (rosa). 

O círculo foi a forma escolhida para reprodução da peça entregue aos homenageados, por representar precisão e simplicidade. Dos 23 presidentes do Ippuc, 19 receberam o presente pessoalmente ou representados por familiares (in memorian).

Maria Helena Arzua, ao lado dos filhos, recebeu a homenagem dedicada ao marido, o fundador do Instituto, Ivo Arzua; além deles, Ronald Leal recebeu em nome do pai, Jayr Leal; Ilana Lerner pelo pai, Jaime Lerner; João Guilherme Ficinski Dunin pelo pai, Lubomir Ficinski Dunin; Alexandre Bindo pelo pai, Rafael Dely; Eponina Ceneviva Werneck pelo marido, Carlos Ceneviva; e Aldanice Passos Lima, pelo pai, Adhail Sprenger Passos.

Também receberam a homenagem Cássio Taniguchi; Omar Akel; Mauro Magnabosco; Osvaldo Navarro Alves; Luiz Masaru Hayakawa; Luís Henrique Fragomeni; Augusto Canto Neto; Cléver Almeida; Sérgio Póvoa Pires; Luiz Forte Netto; Luiz Fernando Jamur; e Ana Zornig Jayme.

“O Ippuc nasceu quando Curitiba vivia um crescimento rápido e precisava de diretrizes para um desenvolvimento ordenado e sustentável. Agora é tempo de semear o futuro, com novos desafios. E o Ippuc é quem faz a mediação entre a cidade e o tempo”, disse Eduardo Pimentel.