Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Drenagem

Galeria pluvial vai prevenir alagamentos em rua do Tatuquara

Implantação de nova galeria de águas pluviais na Rua Antônio Zanon. A nova estrutura está sendo construída na esquina das ruas Vinicio Machado e Presidente João Goulart, no Tatuquara, para prevenir alagamentos na região. Foto: Divulgação

 

A partir da reivindicação de moradores do bairro Tatuquara, a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está com obras de drenagem para prevenir alagamentos na Rua Antônio Zanon, importante via de acesso às residências e ao comércio da região, com grande fluxo de veículos e pedestres.

Equipes do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop coordenam a implantação de 121 metros de galeria de águas pluviais, com tubos de 40 e 60 cm de diâmetro, e caixas de ligações nas ruas Rua Antônio Zanon e Vinicio Machado.

A intervenção começou em 13 de maio, vai melhorar o escoamento da água e minimizar os alagamentos que eram constantes na região que fica próximo a um fundo de vale. A previsão é de que os trabalhos continuem por mais 20 dias, aproximadamente.

Maurício Braun, engenheiro fiscal da Smop, diz que 60% dos serviços de escavação, implantação das tubulações de concreto e das caixas de captação já foram concluídos.

De acordo com o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, a nova galeria atende uma solicitação das pessoas que vivem no bairro.

“Recebemos solicitações pela Central 156, por meio da administração regional e constatamos a necessidade, de forma emergencial, da implantação da extensão de rede de drenagem no local para prevenir alagamentos”, avalia Rodrigo.

Ações preventivas

O diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Augusto Meyer Neto, explica que a implantação de novas galerias para captação de águas das chuvas e a manutenção periódica das estruturas já existentes são parte das ações corretivas e preventivas de alagamentos na cidade.

“Atuamos em vários pontos da cidade, a partir das demandas apresentadas pela população e de um planejamento feito pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Smop para preparar a cidade e minimizar os efeitos das chuvas mais fortes”, diz Augusto.