As 50 mil lâmpadas da Galeria de Luz, principal atração de Natal da Prefeitura, foram acesas nesta terça-feira (4), no calçadão da rua XV de Novembro, com a presença do prefeito Luciano Ducci e da presidente da Fundação de Ação Social, Marry Ducci. Segundo a Polícia Militar, 30 mil pessoas viram a estreia, precedida do espetáculo Sobre Anjos e Luz, com bailarinos que fazem acrobacias no ar.
"É um belo espetáculo em homenagem ao nascimento de Jesus e um presente de Natal que a cidade merece ganhar", disse o prefeito. Pela segunda vez a Prefeitura apresenta a Galeria de Luz em Curitiba. O espetáculo é gratuito e feito em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.
“Em 2011, a Galeria de Luz fez um sucesso maior que o esperado e ela já se tornou um dos principais atrativos do Natal de Curitiba para os turistas e moradores da cidade”, disse a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika. No ano passado, ela foi vista por 700 mil pessoas.
A Galeria ficará montada no trecho entre as ruas Barão do Rio Branco e Marechal Floriano Peixoto até 31 de dezembro. A instalação é assinada pelo italiano Valerio Festi, artista reconhecido mundialmente por suas instalações luminosas, como a que enfeita a fachada das Galeries Lafayette no Natal de Paris.
Anjos - O espetáculo Sobre Anjos e Luz, narrado pelo contador de histórias Carlos Daitschmann, é apresentado na pracinha do chafariz, em frente à loja C&A.
Há um palco elevado no centro da praça, onde os bailarinos dançam. Mas a grande surpresa está no alto, em um cabo de aço por onde bailarinos deslizam vestidos de anjo. Outro momento surpreendente é a escalada que um acrobata faz em um edifício de oito andares do local.
A educadora Yara Miranda levou o filho Alexandre, de 11 anos, até o Centro para ver as luzes da Galeria e não imaginava que o espetáculo Sobre Anjos e Luz seria tão emocionante. “É lindo, maravilhoso, no ano passado não pude vir, mas neste ano quero voltar mais vezes com toda a minha família, vale a pena o passeio”, disse Yara.
Depois que o show terminou, Yara e Alexandre cumprimentaram o prefeito, que caminhou sob os arcos da Galeria até o prédio da Associação Comercial do Paraná (ACP). Lá, ele foi recebido pelo presidente da associação, Edson Ramon, que lançou o Natal da ACP.
A abertura da Galeria de Luz teve a participação do secretário de Estado da Cultura do Paraná, Paulino Viapiana; e do arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr Vitti.
A Galeria de Luz:
Os anjos são o tema da Galeria de Luz em 2012
A instalação tem um portal de entrada e 17 arcos em perspectiva, seguindo um esquema arquitetônico desenhado originalmente por Leonardo da Vinci
50 mil lâmpadas foram usadas na instalação
O espetáculo Sobre Anjos e Luz:
Idealização: Valerio Festi
Direção e dramaturgia: Monica Maimone
Coreografias: Jair Moraes e Julio Mota
Produção: Studio Festi
Espetáculo em 360 graus, com o público em volta do palco principal
Danças no palco central e em palcos móveis que passarão no meio do público
Anjos voarão a 20 metros de altura
Equipe composta por 200 artistas - 180 do Paraná e 20 da Itália
Os acrobatas para a dança aérea foram treinados para uma técnica desenvolvida pelo Studio Festi
A história dos anjos é narrada pelo contador de histórias Carlos Daitschman
O espetáculo tem duração de aproximadamente 45 minutos
Serviço
Galeria de Luz
Local: calçadão da XV de Novembro, entre Marechal Floriano e Barão do Rio Branco
Data: até 31 de dezembro
Horário: as luzes são acesas às 20h30
O espetáculo Sobre Anjos e Luz será apresentado nos dias 5, 6, 18, 19 e 20, às 20h30
A programação completa do Natal da cidade está no site www.curitibacapitaldonatal.com.br.