O prefeito Gustavo Fruet participou neste sábado (15) da abertura da Exposição Nostra Colonia, uma galeria urbana montada pela primeira vez ao longo da Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade. São 130 imagens históricas instaladas nos postes coloniais de iluminação pública, ao longo de quatro quilômetros de trajeto que vão desde a Curva da Cruz até a Ferraria dos Esmanhoto. A exposição foi organizada pela Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade (Acisf) em parceria com a comunidade.
“É um belíssimo retrato da história da nossa cidade contada por meio da participação de imigrantes italianos. São histórias de superação e que nos ajudam a compreender e a valorizar a participação de tantos imigrantes que ajudaram a construir o que Curitiba é hoje”, disse o prefeito Gustavo Fruet.
Acompanhado por moradores do bairro, por descendentes de italianos e pelo padre Claudio Ambrósio, o prefeito fez o percurso da galeria. Impressas em painéis de vinil, as fotos antigas retratam um período de 1889 a 1970, apresentando as primeiras atividades agrícolas e comerciais dos imigrantes italianos, a arquitetura dos casarões e parte da cultura e costumes do imigrante. Grande parte do material pertence ao acervo da Acisf, porém, as famílias do bairro contribuíram e também somaram suas histórias à exposição.
O principal objetivo da exposição é homenagear os imigrantes italianos e suas famílias. “A Exposição Nostra Colonia é um convite para que todos conheçam o legado deixado pelos imigrantes que aqui chegaram, há mais de um século, vindos da região de Vêneto, na Itália, em busca de um único sonho – erguer um novo lar no Brasil”, disse a presidente a Acisf, Ana Moro.
Para montar a exposição, Ana Moro criou uma comissão e fez uma pesquisa de campo e catalogação, e conseguiu junto às famílias mais antigas do bairro ampliar o acervo de registros que ficarão expostos na galeria urbana até outubro.
“Foi como voltar à minha infância”, disse Dora Boscardin, uma das descendentes de italianos fundadores do bairro. “É uma bonita homenagem a todos aqueles que fizeram e preservam essa história”, disse Dora.
Outro morador emocionado era Pedrinho Culpi que se orgulha em ser um dos “patrimônios culturais” de Santa Felicidade. “Nostra Colonia fez com que as famílias do bairro revisitassem suas histórias para contar para a cidade que foram os italianos que ajudaram a construir Curitiba”, disse Culpi.
Uma nova edição da exposição já está sendo pensada para acontecer no próximo ano. Uma parte do material já começou a ser selecionado e Ana Moro espera contar com mais participações da comunidade. A Exposição Nostra Colonia conta com apoio cultural e institucional da Prefeitura de Curitiba, por meio da Administração Regional de Santa Felicidade.