Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Operação Inverno 2025

Frio intenso leva número recorde de pessoas aos abrigos da Prefeitura de Curitiba

Frio intenso leva número recorde de pessoas aos abrigos da Prefeitura de Curitiba. Foto: Hully Paiva/SECOM

Com o frio e a chuva que castigam Curitiba desde o início da semana, cada vez mais pessoas em situação de rua estão recorrendo aos abrigos mantidos pela Fundação de Ação Social (FAS) para se proteger. Na noite desta quarta-feira (2/7), 1.604 pessoas foram acolhidas, o maior número já registrado pela instituição desde sua criação, em 1993. Em noites de temperaturas mais amenas, a média de acolhimento gira em torno de 1.400 pessoas.

“Estamos nas ruas 24 horas por dia para ofertar serviços, principalmente o de acolhimento, para proteger ainda mais as pessoas em situação de rua e evitar o risco de hipotermia, que se intensifica quando as temperaturas são iguais ou menores que 8 °C”, explica o presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues.

Desde segunda-feira (30/6), a FAS ampliou o número de equipes nas ruas. Agora são 19 equipes percorrendo toda a cidade para localizar pessoas em desabrigo ou atender os chamados da população, que pode acionar o serviço por meio da Central 156.

Operação Inverno 2025

O recorde desta quarta-feira foi registrado durante a Operação Inverno 2025, coordenada pela FAS e pela Defesa Civil de Curitiba. A ação é intensificada sempre que há previsão de temperaturas baixas, com reforço das equipes especialmente entre 18h e 1h.

Após esse horário, o trabalho continua com a Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas. Durante o dia, a partir das 8h, os atendimentos são realizados pelas equipes dos Creas e da CES até as 17h, em ações integradas que visam reduzir a demanda noturna.

Com a previsão de que o frio continue nos próximos dias, o reforço nas ações deverá seguir pelo menos até domingo (6/7).

Balanço da noite

Na noite de quarta-feira, as equipes da FAS realizaram 217 abordagens sociais, sendo 192 a homens e 25 a mulheres. Sessenta e seis pessoas foram encontradas nas ruas e encaminhadas para casas de passagem ou hotéis sociais. Nove pessoas com problemas de saúde foram levadas a unidades de pronto atendimento e outras duas precisaram ser socorridas pelo Samu. Uma pessoa aceitou retornar para a família.

Apesar do frio e da chuva, 139 pessoas recusaram o acolhimento. Para aquelas que estavam com pouco agasalho e aceitaram, a FAS distribuiu 115 cobertores e mantas térmicas, como forma de amenizar os efeitos das baixas temperaturas.

Rede de acolhimento reforçada

A Prefeitura de Curitiba mantém atualmente 1.640 vagas fixas de acolhimento, além de 83 emergenciais ativadas em dias de frio intenso, sendo 80 para homens e 3 para mulheres. A rede de acolhimento conta com 33 unidades, das quais 19 são exclusivas para pessoas em situação de rua.

Esses espaços oferecem refeições, roupas limpas, banho quente, itens de higiene pessoal e um local seguro para dormir. O atendimento é humanizado, com suporte técnico especializado.

A Operação Inverno 2025 segue até 22 de setembro, com atuação integrada de dez secretarias municipais para garantir proteção e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A população pode ajudar entrando em contato com a Central 156 — por telefone, aplicativo ou site — sempre que avistar alguém em risco por conta do frio.