Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Desenvolvimento urbano

Fórum discute sustentabilidade e tecnologia para mobilidade do futuro

Ana Zornig Jayme participa de painel no Fórum SAE Brasil de Mobilidade. Foto: Divulgação

O papel do poder público na indução de inovação para enfrentamento dos desafios de desenvolvimento urbano foi a abordagem da palestra de Ana Zornig Jayme, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), durante o painel Infraestrutura e Cidades Inteligentes, no 22º Fórum SAE Brasil da Mobilidade. O evento, que termina nesta quinta-feira (7/8), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), reuniu, durante dois dias, representantes do segmento para debate de desafios e oportunidades para o futuro da mobilidade.

A mobilidade sustentável tem sido uma das estratégias do município de Curitiba para o enfrentamento dos impactos climáticos. A aposta é oferecer transporte coletivo de qualidade para dar alternativa de deslocamento ao cidadão. 

A troca do veículo individual pelo transporte público impacta na redução das emissões de CO2 e contribui para as metas de descarbonização no planejamento estratégico da cidade, tanto para o clima como para o desenvolvimento urbano sustentável.

“São necessárias múltiplas ações para mitigar os impactos e estabelecer uma resiliência urbana às questões climáticas. Não há uma bala de prata, as estratégias devem ser combinadas para melhores resultados”, avalia Ana Jayme.

Para incrementar o transporte coletivo, Curitiba tem apostado em planos de curto, médio e longo prazo. A transição energética da frota, por exemplo, vem sendo trabalhada desde 2018 e a nova concessão do transporte é uma janela de oportunidade para ampliar o uso de novas tecnologias. 

A renovação da frota por veículos elétricos, obras de adequação no itinerário do Inter 2 e no Ligeirão Leste-Oeste e a construção de infraestrutura de recarga são ações que se complementam para acelerar a eletromobilidade no município.

Economia

O trabalho do poder público na construção da mobilidade sustentável reverbera também no mercado e fomenta o desenvolvimento econômico. Curitiba abriu testes de veículos articulados e biarticulados elétricos para compor a frota da operação de ônibus e estimulou a indústria nacional na criação de novos produtos, como o biarticulado elétrico da Volvo.

Outros segmentos estão atentos às oportunidades e produzindo soluções que vão acelerar a descarbonização, também pautados pela eletromobilidade. Os exemplos da Certi, com Diogo João, e da Mobilize, com Marcelo do Nascimento, completaram a exposição do painel que abriu o segundo dia das discussões promovidas pelo Fórum SAE Brasil. Os painelistas chamaram a atenção sobre o momento de mudança para alternativas sustentáveis para a mobilidade do futuro.