Líderes de religiões de matriz africana se reuniram na tarde desta quinta-feira (18/1) para participar do Fórum de Debates Axé (Re)Existe, uma iniciativa do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana (FPRMA), em parceria com a Prefeitura. O evento ocorreu na Sala da Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques (Creafro), na Rua Barão do Rio Branco, 45.
O evento proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre a preservação dos terreiros, enfocando a resistência contra o racismo religioso. A comunidade tradicional de terreiro participou ativamente, de forma presencial e virtual, permitindo que todos contribuíssem para a discussão.
O foco central do evento foi a discussão sobre os desafios enfrentados pela comunidade de terreiro, incluindo manifestações criminosas e racistas. Contudo, a mensagem transmitida foi de resiliência e persistência, destacando a força da comunidade em resistir às adversidades, mantendo viva a herança dos ancestrais.
A assessora de Políticas de Promoção de Igualdade Racial da Prefeitura, Marli Teixeira, destacou a importância do evento. "Eu quero parabenizar o Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana e agradecer a parceria e todos que têm caminhado juntos com a assessoria na promoção da igualdade racial em Curitiba. Que este fórum represente um marco importante, proporcionando um espaço valioso para a discussão e reflexão sobre a preservação dos terreiros e o enfrentamento ao racismo religioso”, disse a assessora.
O Fórum contou com a participação de representantes do Ministério Público do Estado do Paraná, Defensoria Pública, Assessoria da Promoção da Igualdade Étnico-Racial, Conselho Municipal de Política Étnico Racial, Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Gestão de Patrimônio Cultural, Ordem dos Advogados do Brasil e da própria Prefeitura de Curitiba.
Autoridades presentes reforçaram o compromisso em preservar as tradições culturais dos povos de terreiro, garantindo que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas. A união entre entidades governamentais e não governamentais sinaliza uma postura coletiva na luta contra a intolerância religiosa.
Participaram do evento o presidente do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Aftricana, Flávio Maciel; a diretora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Érica Mielke; o presidente do Conselho Municipal de Política Étnico Racial, Allan Coimbra da Luz; a representante da Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Ana Olímpia Machado; Diogo de Resende, também do Fórum Paranaense das Religiões de Matriz Africana; a Yalorixá (mãe de santo) Yagunan; e Valéria Pereira da Silva, coordenadora do Centro de Referência Afro Enedina Alves Marques.