Em uma tarde marcada por emoção e conquistas, mulheres do Bairro Novo do Caximba celebraram, nesta sexta-feira (17/10), a formatura do curso “Feito por Elas: saber, fazer e vender”, voltado ao empreendedorismo feminino e à economia solidária. A cerimônia aconteceu no Parque do Pinhal, no Campo de Santana, e contou com a presença de representantes das secretarias municipais envolvidas, além de familiares e amigos de 18 formandas.
De capelo e canudo nas mãos, as alunas receberam os certificados que simbolizam não apenas a conclusão de um curso, mas o início de novas possibilidades de geração de renda e autonomia financeira.
O curso completado por 23 mulheres teve 64 horas de duração e faz parte do produto de Incentivo à Economia Solidária e Circular Feminina, do Plano de Ações de Gênero (PAG), vinculado ao Projeto de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba. A iniciativa integra um conjunto de políticas públicas implementadas pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-racial (SMIR), com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino e ampliar oportunidades no território.
Entre os conteúdos abordados estiveram projeto de vida, economia solidária, marketing digital, postura e imagem, educação financeira, acesso a crédito e formalização de MEI. As participantes também tiveram acesso a cursos práticos de maquiagem e manicure, realizados em parceria com instituições como Senac, Instituto Baton, Instituto de Turismo, Fomento Paraná e CIEE.
A formatura encerra um ciclo de aprendizado que uniu capacitação técnica, empoderamento pessoal e fortalecimento comunitário.
Atualmente trabalhando como motorista de aplicativo, Claudenice Alves Moreira pretende investir na carreira de maquiadora profissional e viu no curso uma oportunidade concreta de mudança. Ela conta que ficou especialmente empolgada com os conteúdos de marketing digital e já planeja usar o TikTok para divulgar seus trabalhos e conquistar clientela. “O objetivo é mesmo ganhar dinheiro, e o curso foi muito bom para abrir horizontes”, afirmou.
Uma rede de apoio
O Feito por Elas é resultado da atuação conjunta da SMIR, Fundação de Ação Social (FAS), Cohab, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Agência Curitiba, Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) e Instituto Foz, com apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Também estiveram presentes à cerimônia representantes da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e da Administração Regional do Tatuquara.
A secretária Marli Teixeira participou da cerimônia e destacou a importância de iniciativas voltadas à promoção da igualdade. “Políticas públicas transformam realidades. Para ganhar solidez, precisam de muitas mãos. Que essas mulheres possam desenvolver as habilidades e conhecimentos adquiridos no curso”, afirmou.
Dados reveladores
O Plano de Ações de Gênero foi criado a partir de um diagnóstico que revelou a vulnerabilidade social das famílias do Caximba. Em levantamento de 2022, mais da metade das famílias chefiadas por mulheres tinham renda per capita de até meio salário mínimo, e 22,6% das mulheres estavam desempregadas, o dobro do índice masculino.
Diante desse cenário, o curso buscou criar oportunidades concretas para que as participantes possam gerar renda e conquistar independência.
Sonia Barbosa Rufino, que atua como cabeleireira, disse ter encontrado nas aulas novas formas de fortalecer seu próprio negócio. Para ela, os módulos sobre microfinanciamento e economia solidária foram os mais valiosos. “Só teve a acrescentar. Pretendo melhorar ainda mais na área em que já trabalho”, comentou.
Com o encerramento do curso, as formandas saem com novas habilidades e, principalmente, com a confiança de que podem transformar seus talentos em oportunidades.