Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Competitividade

Formação para o Primeiro Emprego é aprendizado para toda a vida

Formação para o Primeiro Emprego é aprendizado para toda a vida. Curitiba, 02/05/2019. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Adolescentes que fazem parte do programa Formação para o Primeiro Emprego, da Fundação de Ação Social – FAS Trabalho, participaram nesta quinta-feira (2/5) de um encontro com parceiros da ação. O evento aconteceu na Primeira Igreja Batista (PIB) e contou com a presença do prefeito Rafael Greca e da madrinha do programa, Michelly Correia.

O encontro serviu para promover a integração de todos os envolvidos na execução do programa, que foi lançado em fevereiro deste ano e capacita adolescentes de 14 a 17 anos para que eles se tornem competitivos em processos seletivos e no mercado de trabalho.

Ao falar com os adolescentes - cerca de 600 dos 1.000 que participam do programa em toda a cidade -, o prefeito citou Leonardo da Vinci, mestre do Renascimento italiano e que também foi aprendiz no ateliê do pintor e escultor Andrea del Verrocchio.

“Nesta quinta-feira comemora-se 500 anos da morte de Leonardo da Vinci e a visão deste homem, que foi o maior de todo o seu tempo, passa pelo que nós queremos, uma cidade de oportunidades para seus jovens”, disse Greca.

Segundo o prefeito, todos os jovens devem receber duas coisas de seus antecessores: raízes para manter o que a humanidade já sabe e asas para voar, sonhar, buscar a inovação e querer avançar.

No encontro, os adolescentes assistiram a duas apresentações do co-fundador do Instituto TeenCoach, Fabrício Rodrigues, e da jornalista e madrinha do programa, Michelly Correia, que falaram de sonhos e perseverança.

Sarah Soares Pereira e Iolanda Machado falaram do crescimento alcançado durante as aulas. “Aprendi a desenvolver habilidades que eu não sabia ter. O trabalho é só um algo a mais entre tudo que aprendemos. São conhecimentos que vou levar para toda a vida”, disse Iolanda, que já está trabalhando em uma grande empresa na Cidade Industrial.  

Programa

As oficinas acontecem em todas as regionais da cidade e a formatura será no mês de novembro. Adolescentes de 14 e 15 anos têm aulas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao mundo dos negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas, entre outras abordagens pedagógicas, até o fim deste ano.

Para os jovens de 16 e 17 anos há oficinas de leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética, saúde e segurança do trabalho, planejamento e organização do trabalho, raciocínio lógico e análise de dados, gestão contábil e financeira e operações logísticas.

O programa tem como parceiros do Sistema S, responsável pela contratação dos professores, Primeira Igreja Batista de Curitiba, Sebrae, AVA, Instituto TeenCoach, Junior Achievement e o Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Presenças

Participaram do evento o vice-prefeito, Eduardo Pimentel; presidente da FAS, Thiago Ferro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep-PR), Edson Campagnolo; a secretária da Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila; o pastor Primeira Igreja Batista, Pascoal Piragine Júnior; a desembargadora do Tribunal Federal do Trabalho 9ª Região, Rosemari Diedrichs Pimpão; a procuradora do Ministério Público do Trabalho 9ª Região, Mariane Josviak; superintendente do Trabalho da FAS, Fabiano Vilaruel; e o gerente executivo de Operações da Fiep, Dener José de Souza.