Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Assistência social

Flores e dia de beleza marcam homenagem da FAS às mulheres

FAS homenageia mulheres nas Regionais. - Na imagem, Rute da Silva e Kauane Souza. Curitiba, 08/03/2019. Foto: Ricardo Marajó/FAS

Os adolescentes que são atendidos pela Fundação de Ação Social (FAS), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Alto Boqueirão, fizeram uma homenagem às mulheres da comunidade, nesta sexta-feira (8/3), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Os jovens caminharam pelas ruas próximas à unidade e distribuíram flores feitas por eles a todas as mulheres que encontravam e também às servidoras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hortências.

A iniciativa entusiasmou a atendente escolar Iraci dos Santos Mokdase. “Muito lindo. Com essa ação todos ganham: eles que são as pessoas que estão construindo o futuro e aprendem a valorizar as mulheres, e nós que recebemos um presente”, disse ela.

Edinalva Pereira França, professora que trabalha há dois anos no CMEI Hortências, ficou emocionada com a surpresa. “É satisfatório ganhar uma rosa, é um agrado simples, mas que tem grande valor”. Colega de sala, a professora Simone Gomes, se disse feliz por perceber o carinho que os meninos do grupo tiveram ao lhe entregar a rosa.

Valorização

Para a homenagem, 30 meninos e meninas que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos confeccionaram 150 flores usando papel EVA. A entrega, que começou de forma tímida, acabou entusiasmando os adolescentes que logo se sentiram confiantes para abraçar, beijar e fazer fotos com as homenageadas.

Kauane Souza, 13 anos, que frequenta o Cras Alto Boqueirão há um ano, disse ter adorado a atividade. “Eu achei muito bonito, pois tivemos a oportunidade de valorizar a mulher. Foi gratificante ver o sorriso de cada uma delas que ganhou a rosa”. O mesmo sentimento foi compartilhado por Kauan Weleslley de Matos, Andrews Reis de França e Vagner Souza, todos com 12 anos, e Tiago Leandro Ribas, 14 anos, que participaram da entrega pela manhã.

A educadora social Adriana Dalabrida, responsável pela atividade ao lado da também educadora Tatiane Carmargo, explicou que a produção das flores fez parte de um trabalho socioeducativo que abordou a importância da valorização da mulher.

Santa Felicidade

Na Regional Santa Felicidade, idosas atendidas nos Cras São Braz, Santa Felicidade e Bom Menino e no Centro de Atividades para Idosos (Cati) foram recebidas com um café da manhã na Rua da Cidadania e depois homenageadas com um dia de beleza oferecido pela Seduc, escola de profissões instalada na região.

Sandra Regina de Souza dos Santos, 57 anos, disse que estava vivendo um dia de rainha. “Já fiz massagem, agora vou fazer a minha sobrancelha, hidratação e escova no cabelo”, afirmou contente.

A aposentada Olga Mustefaga, 63 anos, gostou tanto do dia que disse que iria para casa e elogiar o atendimento à Central 156. “Gosto das meninas do Cras São Braz e estou adorando este dia relaxante que me fez esquecer dos problemas”, disse ela logo depois de sair de uma sessão de massagem.

Tatuquara

Na Regional Tatuquara o dia foi marcado com o encontro de lideranças comunitárias, servidores municipais e estaduais e representantes do Ministério Público e da Comunhão Cristã ABBA no 1º Encontro de Gestão de Território. O evento foi feito no Cras Caximba.