O segundo dia do International Flute Workshop (IFW), realizado nesta sexta-feira (11/7), em Curitiba, transformou o Sesc Paço da Liberdade em um ponto de encontro internacional da música instrumental. Com o programa intitulado Flautas Sem Fronteiras, o concerto reuniu obras de diferentes estilos e nacionalidades, interpretadas por músicos referências no instrumento musical de sopro de seis países.
O International Flute Workshop segue com programação gratuita até o dia 15 de julho, em diversos espaços da cidade.
O público que lotou o auditório, entre curiosos, amantes da música clássica e estudantes de flauta, respondeu com entusiasmo às apresentações. O concerto trouxe um repertório desafiador, que exigiu técnica refinada e grande expressividade dos intérpretes, como André Jolivet, Daniel Dorff e William Presser.
“A missão do IFW é construir pontes por meio da música. Curitiba é um polo nacional, conhecido internacionalmente pela Oficina de Música, tem teatros fantásticos e uma estrutura excelente. É uma cidade que acolhe a música”, destacou o flautista curitibano Danilo Mezzadri, diretor artístico e idealizador do festival.
Programação pedagógica
Durante o dia, cerca de 50 alunos participam das atividades pedagógicas do evento, como ouvintes ou instrumentistas. Muitos deles também subiram ao palco, criando um ambiente de troca e aprendizado entre estudantes e profissionais.
O entrosamento entre os músicos foi um dos destaques da noite, com interpretações de alto nível assinadas pelos artistas: Quartetto Image (Itália), Carla Rees (Inglaterra), Fabio Angelo Colajanni (Itália), Carlos Feller (EUA) e a pianista sul-coreana Mary Chung, que acompanhou grande parte do repertório.
Ao final da apresentação, o sentimento do público era de gratidão pela oportunidade rara de assistir a obras pouco executadas no Brasil, interpretadas por nomes consagrados da música. “É ótimo poder ter festivais tão significativos na nossa cidade. Curitiba está se abrindo e se destacando nos concertos. Foram músicas de altíssimo nível”, afirmou o compositor e professor da Universidade de Música e Belas Artes do Paraná, Harry Crown.
Aluna participante do concerto, a curitibana Lais Caldas Bressan comemorou a chance. “É uma oportunidade absurda ter os melhores flautistas do mundo aqui. As aulas estão incríveis!”.
O evento também trouxe alunos de fora da cidade. Camila Vila Real veio da Colômbia especialmente para o evento e se emocionou ao apresentar Canção Para Todos, em ritmo tradicional de seu país. “É a minha primeira vez em Curitiba e não poderia perder esse encontro com os grandes mestres. Está sendo uma experiência riquíssima, fazendo muitos amigos”.
Próximas apresentações do International Flute Workshop (IFW):
- Sábado (12/7), 17h – Auditório Mario Schoemberger (R. Barão do Rio Branco, 370) – Paisagens Sonoras
- Sábado (12/7), 18h – Matriz de Santo Antônio (Lapa) – Vivere All’Italiana
- Sábado (12/7), 19h – Auditório Mario Schoemberger (R. Barão do Rio Branco, 370) – A Flauta Encantada
- Domingo (13/7), 18h – Auditório Mario Schoemberger (R. Barão do Rio Branco, 370)– Um por Todos e Todos por Um
- Terça-feira (15/7), 19h – Palacete dos Leões (Av. João Gualberto, 530) – Melodia Sentimental
Serviço