Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Esporte e lazer

Fim de semana tem Copa do Mundo de Escalada e diversão nas piscinas e nos parques de Curitiba

Fim de semana tem Copa do Mundo de Escalada e muita diversão nas piscinas e nos parques de Curitiba. Foto: Aline Machado/CBEscalada

Neste fim de semana, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) oferece uma programação repleta de atividades gratuitas. Além do programa Viva o Sábado, que oferta atividades nas piscinas e equipamentos municipais, e do Lazer no Parque, que agita o domingo com diversão em áreas verdes da cidade, Curitiba recebe a Copa do Mundo de Escalada Esportiva no Parque Olímpico do Cajuru. 

Copa do Mundo de Escalada

Começa nesta sexta-feira (16/5) e vai até domingo (18/5), a Copa do Mundo de Escalada Esportiva, a primeira da história realizada na América Latina. A entrada é gratuita.

O palco da disputa será o Centro de Treinamento Olímpico de Escalada, no Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru), espaço administrado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

A competição, organizada pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC) e pela Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada), reunirá mais de 100 atletas de 23 países, incluindo campeões olímpicos e os principais nomes da modalidade.

Programação

Dia 16/5 (sexta-feira)
9h - 15h | Qualificatórias Masculinas e Femininas

Dia 17/5 (sábado)
10h - 12h30 | Semifinal Masculina
17h | Final Masculina

Dia 18/5 (sábado)
10h - 12h30 | Semifinal Feminina
17h | Final Feminina

Viva o Sábado 

No sábado (26/4), os curitibanos podem aproveitar oito piscinas aquecidas da Prefeitura. Elas ficam abertas ao público, das 13h30 às 17h30, no Centro da Juventude Audi União, nos Clubes da Gente Bairro NovoBoa VistaTatuquaraCIC e Santa Felicidade, no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser e no Centro da Juventude Eucaliptos.

O objetivo é incentivar as pessoas a praticar atividade física para combater o sedentarismo e promover a saúde e qualidade de vida. 


Lazer no Parque

No domingo, das 14h às 17h30, a diversão acontece nos parques Barigui, Atuba, Lago Azul, Náutico, Pinhal do Santana, dos Tropeiros e na Praça Afonso Botelho.

No Barigui, as atividades acontecem ao lado do Salão de Atos. No Náutico, o Lazer no Parque vai se concentrar ao lado da Academia ao Ar Livre. No Parque Atuba, no espaço ao lado da Guarda Municipal. No Lago Azul, no campo de futebol. No Parque dos Tropeiros, próximo ao palco. No Pinhal do Santana, perto da quadra poliesportiva. 

Entre as opções para diversão das famílias haverá cama elástica, jogos de tabuleiro gigante (dama, trilha e jogo da velha), mesas de pingue-pongue, pinturinha no papel kraft, circuito infantil de habilidades em bicicletas, entre outras atividades.

Lazer no Parque também oferece, no Parque Náutico e no Parque Atuba, empréstimo de bicicletas tandem (dois lugares). No Parque Náutico é disponibilizada ainda handbike.

Atividades regionais

Sábado (17/5)



Regional Matriz
No sábado, das 9h às 13h, haverá o Lazer na Rua XV, com atividades lúdicas que promovem a interação entre todas as idades. As ações estarão concentradas no trecho entre a Praça Osório e a Alameda Dr. Muricy.

Das 14h30 às 16h30, o CEL Dirceu Graeser (Rua Brigadeiro Franco, s/n, Praça Oswaldo Cruz - Centro) será palco do Dança Circular. Os participantes dançam em círculo, promovendo conexões especiais, com coreografias inspiradas em danças de diversas culturas. Basta chegar e participar gratuitamente.

Regional Portão
Na Praça Afonso Botelho, no Água Verde, a Smelj também preparou uma programação especial para sábado. Das 8h30 às 9h30, tem aulão de ritmos, modalidade aeróbica de dança que combina e mistura ritmos como axé, funk, sertanejo, salsa.

Das 9h30 às 10h30, tem aulão de funcional, exercícios combinados para promover o condicionamento físico, flexibilidade, força e outras habilidades.

No mesmo horário também acontece um aulão de muay thai, com o objetivo de proporcionar a vivência da modalidade, visando o bem-estar-, a inclusão e a educação social-.

Os aulões são abertos para toda a comunidade, afim de promover saúde, visando o bem estar dos cidadãos, a inclusão e a educação social, sempre apoiados na cidadania.

Regional Boqueirão
CEL Vereador João Derosso (Rua Ana Lopos Canet, 4, Xaxim) e o Centro da Juventude Eucaliptos (Rua Pastor Antônio Polito, 2.200, Alto Boqueirão) estarão abertos para a comunidade, com empréstimo de materiais esportivos, quadra poliesportiva, oferta de atividades recreativas, como jogos gigantes, perna de pau, mesa de pingue-pongue, tênis de campo e voleibol. As atividades começam às 8h e vão até 18h.

Regional Cajuru
Na Regional Cajuru, o Centro da Juventude Audi União (Rua João Henrique Hoffmann, 125 – Uberaba) vai ficar aberto das 7h às 12h com o Cejuv em Ação. Haverá atendimento às associações e à comunidade com empréstimos de quadra e espaços para atividades esportivas, o programa Raia Livre (para alunos que passaram pelo curso de natação nos espaços da Prefeitura), com a disponibilização de dois horários, das 7h15 às 8h e das 11h às 11h45. 

Neste dia, também acontecem aulas de hidroginástica dos programas Curitiba Ativa e Idoso em Movimento e de natação infantil para o programa Escola + Esporte = 10.


Quer apenas ficar na torcida? Veja onde ir

Festival Aberto de Vôlei de Praia entre mães e filhos – Portão – 17/5 – Das 9h30 às 12h
Local: CEL Afonso Botelho (Rua Engenheiro Rebouças 3053 – Água Verde)
Entrada grátis

Festival de Natação – CIC – 17/5 - Das 8h30 às 12h
Local: Clube da Gente CIC (R. Hilda Cadilhe de Oliveira, 700 - CIC)
Entrada grátis

Torneio de Futsal Sub 9 – CIC – Das 8h às 12h
Local: Centro de Iniciação ao Esporte CIC (R. Sebastião Ribeiro Batista, 152)
Entrada grátis

Torneio de Tênis de Mesa – CIC – Das 13h30min às 17h30min
Local: Centro de Iniciação ao Esporte CIC (R. Sebastião Ribeiro Batista, 152)
Entrada grátis