O Parque Náutico, com área aproximada de 2.300.000 m2, é estruturado para a prática de esportes e treinos de navegação não poluentes (remo, vela e canoagem), também por paratletas, no lago que ali é formado pelo Rio Iguaçu.
Para reforçar sua principal utilização, a Prefeitura promoveu uma reforma geral em muitos dos seus equipamentos, inclusive na maior raia natural para esportes náuticas da América Latina que o parque possui, e a sua Torre de Cronometragem.
Foram feitas outras melhorias, para o lazer da população em geral, com a recuperação da pista de caminhada, a instalação de academia ao ar livre, parquinho, e até da Praça do Circo, apropriada para receber companhias nacionais itinerantes, de médio porte, selecionadas pela Fundação Cultural de Curitiba – FCC.
O Náutico, além da sede administrativa, raias olímpicas de remo e canoagem, possui arquibancada lateral, Torre de Cronometragem para canoagem, estacionamento, sanitários. Passou a contar com mais arborização, iluminação reforçada, pavimentação ampliada (em mais de 3000 metros). Para os paratletas cadeirantes, remadores, 200 metros de pista asfaltada resolveram o problema de acesso à área de treino, especialmente em dias de chuva. E o policiamento de segurança, pela Guarda Municipal, aumentou seu efetivo e motonetas.
Em muitos finais de semana de sol, até antes da pandemia, um grupo chamava a atenção, no gramado: o dos proprietários de veleiros radiocontrolados. Embarcações com as mesmas escalas de barcos reais e com comportamento iguais a eles, quando na água.
Um equipamento que chama a atenção também de quem passa pela Avenida Marechal Floriano, mesmo de dia, é a sua Torre de Cronometragem, implantada a certa distância da margem do lago, com acesso construído à base de troncos de madeira. Há quem pense que se trata de um “mirante”, mas ela não é aberta ao público em geral. Só funciona quando das competições de remo, para receber a equipe de arbitragem, que tem uma visão privilegiada do desempenho dos atletas na água.
Como passou a ser destacada por iluminação cênica, a edificação se sobressai mais especialmente na paisagem noturna porque projetores dão diversas cores à sua área de madeira, e ressaltam o amarelo da estrutura metálica da edificação.
A exemplo do Jardim Botânico Municipal de Curitiba, a torre é iluminada a cores para marcar campanhas significativas, como o Maio Amarelo (conscientização sobre reduzir acidentes de trânsito), Agosto Azul (saúde física e mental masculina) ou Outubro Rosa (alerta sobre prevenção de câncer de mama e de útero).
Horário de funcionamento: das 6h às 20h, diariamente Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205 – bairro Boqueirão Telefone: (41) 3350-9630 Gerência de Parques e Bosques da SMMA.
O Parque Náutico faz parte do complexo Parque Iguaçu, que tem 14 km de extensão, junto com as áreas do Parque Olímpico do Cajuru e o Zoológico Municipal.
Voltar
Atualização: Fevereiro/2023
Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação e fornecer serviços personalizados aos usuários. Ao continuar a navegar neste site, você concorda com o uso de cookies. Saiba mais.