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Pequenas empresas

Fim de ano movimenta o comércio e abre espaço para o microempreendedor vender mais

Fim de ano movimenta o comércio e abre espaço para o MEI vender mais. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Texto: Vanessa Brollo
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Com a chegada da melhor época para o comércio, o microempreendedor que atua com produtos ou serviços precisa aproveitar o aumento natural da disposição de compra do consumidor.

O consultor do Sebrae/PR Rodrigo Feyerabend reforça que ainda há tempo para organizar as estratégias e impulsionar as vendas. Segundo ele, vender é uma habilidade que todo empreendedor precisa desenvolver. Rodrigo explica que nem todos têm facilidade para abordar clientes, porém isso não pode impedir o crescimento do negócio.

“Quando não há venda não há entrada de recursos, o que compromete a saúde financeira da empresa. Por isso, o empresário deve buscar capacitações e orientações que ajudem a explorar melhor seus produtos e serviços, ampliando o faturamento”, alerta o consultor.

Algumas das principais dicas do consultor para este fim de ano:

  • Crie promoções temáticas da temporada, aproveitando Black Friday, Natal e Ano Novo. Kits presenteáveis, leve três pague dois e combos de produtos são boas estratégias.
  • Capriche na aparência dos produtos, invista em embalagens atrativas e inclua mensagens personalizadas de agradecimento.
  • Intensifique o uso das redes sociais. Mostre seus produtos, divulgue promoções e compartilhe depoimentos de clientes.
  • Facilite a vida do consumidor. Ofereça opções de pagamento flexíveis e organize formas práticas de entrega.
  • Reative o contato com clientes mais fiéis enviando mensagens personalizadas com ofertas exclusivas.
  • Organize o estoque para garantir que a demanda será atendida sem contratempos.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Curitiba, Paulo Martins, destaca que o fim do ano representa uma oportunidade para o MEI ampliar sua presença no mercado. “ Os microempreendedores de Curitiba têm papel fundamental na dinâmica econômica da cidade, gerando renda e movimentando, principalmente os bairros. Quem se prepara e aproveita esse período consegue fortalecer o negócio e ganhar competitividade”, diz Martins.

Vender agora, mas já pensando em 2026

Rodrigo Feyerabend orienta que esta não é a melhor época para buscar capacitações. O consultor recomenda que o foco seja totalmente direcionado para as vendas de fim de ano. Ele explica que a gestão do negócio precisa ser contínua, não limitada a datas comemorativas. “Planejamento, organização e capacitação ao longo de todo o ano são essenciais para manter o empreendimento saudável”, diz Rodrigo.

O consultor lembra que o empreendedor deve aproveitar o ritmo forte de dezembro, porém já começar a pensar no futuro. Ele sugere que o MEI reflita sobre onde deseja investir em 2026, quais habilidades precisa desenvolver e em que áreas deve se capacitar. Rodrigo reforça que o Sebrae está à disposição com cursos, orientações e consultorias para apoiar quem quer crescer com mais segurança e preparo.

Porta de entrada

As Salas do Empreendedor da Prefeitura de Curitiba se consolidaram como porta de entrada para o microempreendedor individual (MEI).

Até novembro foram realizados mais de 200 mil atendimentos, entre eles a formalização, emissão do boleto DAS, auxílio na nota fiscal de serviço e comércio, entre outros. A iniciativa integra o Programa Curitiba Empreendedora e o Vale do Pinhão, coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) e pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

Atendimento presencial faz a diferença

Um dos principais diferenciais nas Salas do Empreendedor é o atendimento presencial. A dificuldade de acesso à internet ou a pouca familiaridade com a tecnologia fazem com que esse suporte seja essencial.

“Nosso atendimento é um diferencial para os empreendedores de Curitiba. Em nossos espaços, eles podem formalizar negócios, emitir notas fiscais, regularizar tributos e obter orientação gratuita. Até evitar golpes de terceiros. Isso fortalece nossa cidade e nos torna referência em empreendedorismo”, ressalta Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

O benefício do atendimento presencial pode ser visto em histórias como a de Fernando de Jesus Magalhães, que trabalhava com reformas e construções. 

Ele foi ao Espaço Empreendedor da Regional Boqueirão para regularizar contribuições e garantir tempo de aposentadoria. “Para mim, o atendimento presencial facilita muito”, diz.

O pintor Pedro Carlos Dias também utiliza o serviço. Primeiro buscou a formalização como MEI e, mais recentemente, a regularização da empresa após atraso no pagamento dos impostos. “Tenho dificuldade com tecnologia, então prefiro resolver pessoalmente com os atendentes”, afirma.