O Festival Folclórico e de Etnias do Paraná começou em grande estilo na noite dessa segunda-feira (30/6), no Teatro Guaíra. Sob aplausos calorosos, a Orquestra de Câmara de Curitiba emocionou o público com um concerto que homenageou as diferentes culturas que ajudaram a formar a identidade do Paraná. A programação segue até dia 10 de julho. Veja abaixo.
O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana, do secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, e do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr., que representou o prefeito da cidade, Eduardo Pimentel.
“Esse é um dos eventos que nos lembram da força que a diversidade tem na construção da identidade do Paraná. Ver tantas culturas reunidas, compartilhando suas histórias e tradições no mesmo palco, é emocionante. É uma grande alegria apoiar esse festival e contribuir para que esse encontro siga vivo e cada vez mais forte”, afirmou Marino Galvão Jr.
Sob a direção musical de Winston Ramalho, a Orquestra apresentou um repertório selecionado para o evento, com obras que representaram as culturas do Brasil, Israel, Japão, Espanha, Itália, Ucrânia, Polônia, Grécia e Alemanha.
“São milhares de sonhos e expectativas de pessoas que dedicam suas vidas à preservação da cultura. A música foi capaz de criar pontes entre as diferentes etnias que formam o nosso estado. Foi uma noite emocionante, marcada pelo respeito, pela união e pela celebração da diversidade que nos fortalece”, destacou Blanca Hernando Barco, presidente da Associação Interétnica do Paraná (Aintepar), organizadora do festival.
Vozes do Festival
Para os grupos folclóricos, participar do festival é mais do que se apresentar, é viver e compartilhar suas histórias. Flavia Larissa Fortunato e Sofia Mascalevski, do Grupo Ucraniano, falaram sobre a importância da representatividade no palco.
'Pra gente é muito importante. É uma experiência muito legal poder contar nossa história através da dança e ter esse espaço de fala, onde as pessoas respeitam', disse Flavia. 'O folclore não é só dança, são pessoas, memórias, histórias e amizades', completou Sofia.
Brisa Herva do Amaral, participante do Grupo Folclórico Raízes de Bolívia, compartilhou a emoção de estar no festival pelo terceiro ano. 'Sou boliviana, nasci lá, e participar é uma satisfação enorme. Dá um orgulho, um quentinho no coração”. Já para Maitê Ferreira Urke, de 14 anos, participar é uma forma de se conectar com suas raízes. “Minha avó é boliviana e é muito especial poder conhecer um pouco mais sobre ela através da dança', contou.
Na plateia, o sentimento era de orgulho e pertencimento. Harumi de Fátima Maiari foi assistir à filha Ava, integrante do Grupo Polonês infantil. 'Meu marido é polonês e é muito especial para a nossa filha poder conhecer e se aproximar da cultura da família que mora longe', disse Harumi.
Programação
A abertura deu o tom da festa que segue até o dia 10 de julho com uma programação vibrante. Serão mais de 16 apresentações inéditas, reunindo danças e cantos típicos de 12 países e comunidades. Ao longo do festival, mais de duas mil pessoas, entre bailarinos, músicos, coreógrafos e folcloristas, vão passar pelo palco para celebrar a diversidade cultural.
Com o tema Viva o Folclore, a edição deste ano reforça o festival como um espaço de convivência, troca e valorização das diferentes etnias que formam o Paraná. O evento tem apoio da Prefeitura de Curitiba e da Fundação Cultural de Curitiba, por meio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura.
Âncora
Serviço
63ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná
Data: de 30 de junho a 10 de julho
Local: Teatro Guaíra - Auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão)
Ingressos: R$ 70 (inteira) e R$ 35 (meia-entrada) – à venda na bilheteria do teatro ou no site: ingressonacional.com.br
Mais informações: festivalfolclorico.com.br
Programação
Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente 2h
1º de julho - 20h - Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda; Grupo Siciliano Isola Del Sole e Grupo Folclórico Raízes de Bolívia
2 de julho - 20h - Grupo Folclórico Italiano Anima Dantis e CTB Querência Santa Mônica - Folclore Brasileiro
3 de julho - 20h - Grupo Folclórico Germânico Original Einigkeit Tanzgruppe da Sociedade Thalia e Folclore Grego Neoléa do Paraná
4 de julho - 20h - Grupo Folclórico Piccola Itália e Grupo Folclórico Germânico Alte Heimat
5 de julho - 20h - Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná
6 de julho - 19h30 - Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba Nikkei-Curitiba
7 de julho - 20h - Wisła - Grupo Folclórico Polonês do Paraná
8 de julho - 20h - Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Santa Felicidade
9 de julho - 20h - Grupo Folclórico Ucraniano Poltava
10 de julho - 20h - Folclore Ucraniano Barvinok
A 63ª edição do Festival Folclórico de Etnias do Paraná é realizada com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção é da Unicultura e da Trento Comunicação com apoio da Fecomércio PR, SESC PR, Teatro Guaíra, Viaje Paraná e Bodebrown e patrocínio da Unimed Curitiba, Instituto Unimed e Laboratório Unimed.