No fim de semana, as principais atividades para o público infantil do III Festival da Palavra estarão concentradas na Rua da Literatura, em um palco para shows montado na Praça Santos Dumont, no Centro. O destaque da programação é Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais, da cantora Bia Bedran (RJ), neste sábado (13/9), às 15h.
- Confira AQUI a programação infantil do III Festival da Palavra neste fim de semana.
Cantora, compositora, atriz e escritora, Bia é autora de 14 livros infantis e gravou e produziu dez CDs e dois DVDs mesclando canto e narrativa. Há mais de 20 anos viaja pelo Brasil levando uma oficina de formação de contadores de história. Construiu uma carreira de sucesso e recebeu vários prêmios pelo seu trabalho.
O espetáculo é composto de histórias, brincadeiras e canções já conhecidas e outras inéditas. As cenas valorizam a presença física dos livros, como se todos estivessem dentro de uma biblioteca.
Poesia e circo
Outros espetáculos estão na programação do palco da Rua da Literatura. No sábado, às 10h, Guga Cidral e o seu grupo apresentam Brincar de quê Tupi Pererê, que celebra as brincadeiras da infância, unindo canções, histórias e poesia. É um mergulho no cancioneiro popular e nas brincadeiras do Brasil. Guga e o grupo Tupi Pererê há 20 anos desenvolvem repertórios musicais para crianças.
No domingo (14/9), as atrações começam às 10h, com Janjão, o Resgate de Florisbela, da Cia Elder Kloster. A peça infantil fala dos heróis de verdade, que não precisam de superpoderes para demonstrar força e persistência.
Às 13h, sobem ao palco os Pololos Murcical, com os palhaços Caxias e Chorona, um casal atrapalhado que, para atrair a atenção da plateia, mostra todas as suas habilidades e peripécias. A direção do espetáculo é de Rafael Alípio.
A arte circense também é tema do espetáculo seguinte, da Companhia Os Barbacas. O Melhor Espetáculo de Hoje leva ao palco os jogos clássicos do circo, com palhaços que resgatam a magia, o encanto e a ludicidade desta arte.
Entre livros
Além de ser um corredor cultural do festival, a Rua da Literatura integra o projeto Curitiba De Volta ao Centro, de revitalização da região central da cidade, desenvolvido pela Prefeitura.
Um dos pontos deste eixo literário é a Telaranha, livraria que ocupa um imóvel histórico restaurado na esquina das ruas Ébano Pereira e Saldanha Marinho. O espaço estará aberto ao público do Festival da Palavra, abrigando contações de histórias.
No sábado, às 16h, e domingo, às 11h, a sessão de contação de histórias ficará por conta de Cleo Cavalcanty, atriz, produtora, compositora e escritora, fundadora da Cia. Girolê de Teatro.
No domingo, às 16h, quem narra histórias para as crianças é Samara Rosa, mestranda em Educação pela UFPR e integrante do grupo de estudos e pesquisas ErêYá. Professora na rede pública de Curitiba, Samara representou o Brasil em um evento internacional de contos orais na Patagônia e gravou dez episódios em podcast de contos afro-brasileiros com a Unicef.
Teatro no Bondinho
Na manhã de sábado (13/9), o Bondinho da Rua XV de Novembro recebe o espetáculo Alumbramento, com Vinícius Mazzon. Misturando música e narrativa, o artista apresenta contos da literatura oral brasileira, com a intenção de conectar as crianças a esse patrimônio da nossa identidade cultural.
Âncora
Festival da Palavra – Programação infantil
Praça Santos Dumont (R. Ébano Pereira)
13/9 (sábado)
10h – Brincar de quê com Tupi Pererê – Guga Cidral
15h – Canções, Histórias e Brincadeiras Musicais– Bia Bedran
14/9 (domingo)
10h - Janjão, o Resgate de Florisbela - Cia Elder Kloster
11h30 - Malasartes - Grupo Barbas de Molho
13h - Pololos Murcical
15h - O Melhor Espetáculo de Hoje - Cia Os Barbacas
Bondinho da Leitura (Calçadão da Rua XV de Novembro)
13/9 (sábado)
9h30 – Alumbramento – Vinícius Mazzon
Telaranha – Editora, Livraria & Café (R. Ébano Pereira, 269)
13/9 (sábado)
16h – Contação de histórias – Cleo Cavalcanty
14/9 (domingo)
11h – Contação de histórias – Cleo Cavalcanty
16h – Contação de histórias – Samara Rosa