A Consulta de Débitos do Contribuinte (CDC), serviço na área de Finanças do município já contabiliza 30 mil consultas, desde que que entrou em operação, em março do ano passado. A inovação, desenvolvida pela área de inteligência da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento em conjunto com o Instituto Cidades Inteligentes (ICI), facilita a vida do contribuinte ao reunir, em uma mesma plataforma, consulta de débitos, emissão de certidão de débitos, de guias de pagamento e consultas para CPF e CNPJ.
Anteriormente, o cidadão, após constatar débitos, precisava se deslocar até uma das 11 unidades de atendimento da secretaria. Desde a implantação da CDC, o contribuinte tem em uma única ferramenta, totalmente online e 24 horas por dia, acesso ao relatório consolidado, emissão de certidões, a situação dos débitos e ainda a possibilidade de emitir a guia de pagamento, que pode ser feito por pix, cartão ou ainda documento de arrecadação municipal (DAM).
“Curitiba vem inovando em várias áreas. Do ponto de vista da Fazenda pública, uma série de serviços trouxeram facilidade para os contribuintes, como é o caso da CDC, disse o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.
O serviço está disponível no endereço cdc.curitiba.pr.gov.br. O acesso é feito pelo CPF ou CNPJ e senha, pelo e-cidadão, base de dados que integra os serviços municipais da Prefeitura de Curitiba que também acaba de ser integrado ao GOV.BR, plataforma do Governo Federal que unifica os canais digitais das diversas áreas. Com a novidade, os usuários do e-Cidadão encontram, na tela inicial, a opção “Entrar com GOV.BR”.
“A consulta de débitos do contribuinte gera comodidade e autonomia para o contribuinte que pode acessar seus débitos a qualquer hora e de qualquer lugar, sem necessidade de deslocamento ou espera em filas. Além disso, permite o acompanhamento online de pendências financeiras junto ao município e que impactam na emissão da certidão de débitos municipais”, diz Viviane Galdino, diretora do departamento de controle financeiro da secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento.
“A ferramenta traz maior clareza sobre a situação fiscal, com acesso a valores e vencimentos e links para realização do pagamento”, completa. Viviane destaca que, além da Consulta de Débitos do Contribuinte (CDC), outras ações da secretaria de Finanças vêm desburocratizando o atendimento à população. Entre elas estão a criação do Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), a Agenda Online, a integração do Alvará Comercial com a Redesim, as certidões de débitos tributários e dívida ativa e ainda o novo portal de Finanças, que reúne todas as informações e serviços relacionados à área.