Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Em quatro meses

Feiras de emprego da Prefeitura de Curitiba já resultaram na contração de 2.790 pessoas

2.790 pessoas foram contratadas em feiras e mutirões de emprego da Prefeitura de Curitiba. Foto: José Fernando Ogura/SECOM (arquivo)

As feiras e os mutirões do programa Emprega Curitiba, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), envolveram 291 empresas, que ofertaram 29.732 vagas, desde maio deste ano, quando começaram a ser realizadas. Das 12.400 pessoas atendidas, 2.790 (22,5%) foram contratadas.

Os eventos têm o objetivo de aproximar as pessoas que precisam de oportunidades das empresas que estão em busca de mão de obra.

“Nossa ideia é dar o “match”. Em um só local reunimos as empresas e convocamos as pessoas que estão procurando um trabalho. Já são muitas as histórias de contratações imediatas, ou seja, pessoas que saem das feiras e mutirões com um emprego garantido e muito mais esperança”, conta o vice- prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.


Histórias de sucesso

Lioneidi Tavares Souza Melo saiu do mutirão na Fazendinha com entrevista agendada em uma fábrica que estava recrutando no local. Natural de Manaus, onde atuava na indústria, ela está em Curitiba desde março. 

“Estou muito feliz de já conseguir uma oportunidade na primeira empresa que procurei aqui no mutirão. Estou animada para começar a trabalhar”, disse.

Joel Vitor da Silva conquistou uma vaga em uma feira de empregos. Ele chegou a Curitiba há apenas três semanas, vindo de Marabá, no Pará. Após quase dois anos desempregado, conquistou uma vaga como operador de caixa na Rede Condor em uma edição anterior da feira. “Estou muito feliz com a oportunidade. Esse emprego é importante, principalmente porque vim de muito longe e preciso me estabilizar por aqui”, conta Joel.

Suporte para os candidatos

Nas feiras e mutirões promovidos pela Prefeitura de Curitiba, além de encontrar oportunidades de diversas empresas em um único espaço, os participantes têm orientações para aumentar as chances de contratação, uma vez que cada detalhe importa, desde a preparação do currículo até a forma de se apresentar ao recrutador.

Segundo Paulo Martins, a ideia é ajudar a aumentar as chances das pessoas na hora das entrevistas.

“Ao oferecer dicas de como se comportar na entrevista ou como fazer o currículo, o candidato chega mais tranquilo e confiante e isso faz toda a diferença”, afirma secretário.