Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Turismo

Feira do Largo é a primeira do País com o Programa Alimentos Seguros

A Feira de Artesanato do Largo da Ordem, administrada pelo Instituto Municipal de Turismo, é a primeira do gênero do Brasil a adotar as boas práticas de manipulação do Programa Alimentos Seguros (PAS). Permissionários das barraquinhas de alimentos do Largo deram o passo inicial para a conquista do certificado em uma palestra no auditório do Mercado de Orgânicos. - Na imagem, palestra com Edelmiro Balado Duarte. Curitiba, 01/09/2009 Foto: Valdecir Galor/SMCS

A Feira de Artesanato do Largo da Ordem, administrada pelo Instituto Municipal de Turismo, é a primeira do gênero do Brasil a adotar as boas práticas de manipulação do Programa Alimentos Seguros (PAS). Nesta terça-feira (1), os 81 permissionários das barraquinhas de alimentos do Largo deram o passo inicial para a conquista do certificado em uma palestra no auditório do Mercado de Orgânicos.

O encontro foi comandado pelos consultores do PAS Edelmiro Balado Duarte e Luana de Assis. Na palestra, os feirantes conheceram as normas do PAS e como ele será implementado na Feira do Largo. "Sabemos que esse grupo de comerciantes já tem um cuidado na produção de alimentos. O que faremos é adequar alguns procedimentos para que os produtos tenham um padrão de qualidade", explicou Miro.

O consultor também falou sobre a contaminação causada por perigos biológicos (bactérias), químicos (detergentes, água sanitária) e físicos (fios de cabelo, casca de ovo). Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 5 mil pessoas morrem a cada ano no Brasil por doenças transmitidas por alimentos contaminados.

O curso deixou motivado Valdair Geraldo Nogueira do Vale, que há 27 anos tem uma barraca para a venda de milho e tapioca no Largo da Ordem. "Todos nós temos consciência sobre o assunto, mas aprender sempre é bom", disse. "Tenho certeza que esse curso só vai nos trazer benefícios, inclusive aumentar as vendas", complementou Valdair.

Os donos das barracas e seus auxiliares também vão participar de treinamento de manipulação de alimentos. A programação prevê ainda que os consultores visitem as casas dos feirantes para analisar como é feita a produção dos alimentos, e as barracas, para ver como eles são armazenados. Em novembro, depois de obedecerem todas as exigências do programa, os participantes receberão o certificado. O documento será exigido para que o feirante consiga renovar o alvará para vender na Feira do Largo da Ordem.

A Feira do Largo da Ordem, aos domingos, é a segunda maior do Brasil (depois da de Belo Horizonte), com cerca de 1.300 barracas dos mais diversos tipos de produtos artesanais. Entre os alimentícios vendidos no local estão caldo de cana, pastéis e salgados, bombons e ervas para o preparo de chás.

Em 2010, o Instituto Municipal do Turismo deverá levar o Programa Alimentos Seguros para as feiras de artesanato de bairros e as de época realizadas das praças Santos Andrade e Osório (Páscoa, Primavera, Natal e Inverno).

PAS: O Programa Alimentos Seguros é uma atividade oferecida pelo sistema S -  Senac, Senai, Sesi, Sesc e Sebrae. O programa é utilizado nas indústrias, bares, restaurantes, em nutrição hospitalar e por ambulantes - como as baianas do acarajé de Salvador e alguns vendedores de cachorro-quente de Curitiba.

Os consultores dão treinamento sobre higiene pessoal, limpeza do local de trabalho, dos utensílios utilizados, armazenamento, preparação, qualidade dos produtos adquiridos e temperaturas adequadas. As atividades são em sala de aula e também com o acompanhamento de profissionais especializados que orientam os beneficiados sobre os cuidados necessários.