Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Economia circular

Feira de Trocas favorece o consumo consciente e a sustentabilidade

5° edição da Feira de Trocas da PGM. Curitiba,15/05/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

O ático do edifício sede da Procuradoria-geral do Município, na Avenida João Gualberto, no Centro, recebe mais uma edição da Feira de Trocas, nesta quinta-feira (15/5), das 9h às 17h. O evento semestral começou a ser promovido em 2023 e se tornou tradição entre os servidores.

Em sua quinta edição, a Feira de Trocas conta com mais de 400 peças, desde roupas, sapatos e brinquedos até aparelho de ginástica e piscina infantil, favorecendo o consumo consciente e a sustentabilidade. A iniciativa integra o conjunto de ações do programa PGM 2025: Inovação na Gestão, que deu continuidade ao programa anterior (PGM 2023: Rumo à Inovação) e atende ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12), da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da produção e consumo responsáveis.

“As pessoas sempre têm coisas que não precisam mais e com a feira podemos reaproveitar tudo, alinhados ao conceito de economia circular, que aumenta a vida útil dos produtos”, destaca a subprocuradora-geral do município, Rosa Maria Alves Pedroso.


Quantos pinhões?

Os servidores levam as peças que desejam trocar nas semanas que antecedem a feira e recebem créditos em uma moeda própria do evento inspirada em Curitiba, o pinhão. A organização trocou mais de 5.600 pinhões nesta edição.

Servidora da Procuradoria Judicial, Alessandra Rodrigues é uma grande entusiasta da Feira de Trocas e participou de todas até agora. Desta vez, conseguiu reunir 546 pinhões com peças paradas em casa.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Alessandra Rodrigues


Para a servidora Everly Scholze, a Feira também é uma chance de economizar nos gastos de casa. “Eu acho bem interessante, porque hoje em dia com o preço alto dos produtos a gente poder fazer essa troca é bem válido”, comentou Everly.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Everly Scholze


Economia circular e sustentável

A chefe de gabinete, Cristina Pereira de Oliveira, faz parte da comissão organizadora da feira e explica que o objetivo principal da iniciativa, além de promover integração e trocas entre os servidores, é incentivar o consumo mais consciente.

“É legal porque você está fazendo as coisas caminharem, você está trocando e não comprando coisas novas. A ideia da Procuradoria é essa, de você fazer a economia circular. Então, por isso que a gente continua com essa tradição que começou em 2023, fazendo pelo menos duas feiras por ano”, contou a chefe de gabinete.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Cristina Pereira de Oliveira