Ir para o conteúdo
Inclusão no Mercado de Trabalho

Feira de empregos marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em Curitiba

Feira de empregos marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência em Curitiba. Curitiba, 03/12/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM

Uma grande feira de empregos realizada nesta quarta-feira (3/12) marcou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento aconteceu na Rua da Cidadania do Pinheirinho, onde Cinquenta e cinco 55 empresas ofereceram perto de 2 mil vagas. A promoção foi das secretarias de Desenvolvimento Humano (SMDH) e de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), da Prefeitura de Curitiba. A Secretaria do Governo Municipal apoiou a iniciativa.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, este foi o quarto mutirão de empregos para pessoas com deficiência realizado em 2025.

“Estamos muito felizes por reunir  quem busca uma oportunidade e quem precisa contratar. É sempre muito positivo promover esse encontro, que aproxima talentos e empresas. Nosso compromisso é facilitar esse acesso ao mercado de trabalho, criando pontes e novas possibilidades. Estamos ao lado de vocês”, afirmou o secretário.

A secretária de Desenvolvimento Humano, Amália Tortato, desejou boa sorte aos candidatos e destacou os diferenciais da feira voltada para PcDs.

“Os candidatos contam com recursos de acessibilidade e uma estrutura preparada para facilitar a interação com os recrutadores. Entre os apoios oferecidos estão a Sala Calma, que é um espaço livre de barulho e estímulos para que pessoas com autismo, entre outros agravos, possam se autorregular. Também disponibilizamos intérpretes de Libras e, para candidatos cegos ou com baixa visão, cartazes e mapas de vagas com audiodescrição. Cada detalhe foi pensado com cuidado para atender esse público. O importante é que saiam daqui empregados”, disse a secretária.


Esperança de terminar o ano com um emprego

Sara Assis Silva é autista e trabalha como auxiliar administrativo. Ela aproveitou a estrutura da feira para buscar um emprego com salário maior.  Saiu otimista da primeira entrevista , até porque a empresa ofereceu possibilidades em outras áreas além daquela em que já atua.

“Essa estrutura voltada para PcDs ajuda muito porque as vagas são específicas. Conversamos sobre outras experiências e sobre o que eu pretendo para o futuro em termos de qualificação. Ficaram de me dar um retorno. Estou bem animada”, comemorou Sara.

Adriana Soares da Silva Cristino foi uma das primeiras a chegar para garantir a senha de atendimento. Ela tem emiplegia, paralisia de um dos lados do corpo causada por paralisia cerebral. Desempregada há três meses, busca uma nova oportunidade.

“A estrutura da feira facilitou para mim ainda mais  porque moro em um bairro próximo. Ter todas as empresas reunidas ajuda a ver possibilidades em vários locais. Estou em busca de uma oportunidade na minha área ou em outra que se encaixe no meu perfil. A expectativa é terminar o ano com um emprego”, disse Adriana.

Para Vanderlei Machado Narcizo Soares, que trabalhou muitos anos como eletricista industrial, a feira representa uma chance de recomeço. Ele tem artrite gotosa, forma de artrite inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue. A doença é controlada com medicamentos. Além da dor intensa, ele perdeu o movimento de um dos pés. Mesmo aposentado, diz que precisa reforçar a renda.

“Preciso de um emprego para dar uma vida melhor para meu filho de 12 anos, porque somos só eu e ele. Tenho muita esperança de que vai dar certo com alguma empresa”, afirmou Vanderlei.

Além das empresas contratantes, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB PR) estiveram no local para esclarecer dúvidas sobre o Auxílio Inclusão. O benefício é pago aos trabalhadores que recebiam o Benefício de Prestação Continuada, BPC, enquanto estavam desempregados, como forma de incentivar a volta ao mercado de trabalho.

Presenças

Acompanharam a abertura da feira o superintendente executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Sérgio Bento; o diretor do Departamento de Trabalho e Empregos da Prefeitura de Curitiba, Fabiano Vilaruel; Vinícius Silva Santos, diretor de Empreendedorismo e Competitividade da SMDEI; Edson Mariano, diretor de Economia Popular Criativa e Solidária da SMDEI; Henrique Domakoski, diretor de Inovação, Cidades Inteligentes e Inteligência Artificial da SMDEI; Giovana Lepre Sandri,  presidente da Comissão do Direito do Trabalho da OAB; Beatriz Rasera, membro da Comissão do Direito do Trabalho da OAB; Dimas Bueno, superintende técnico SMDEI; Joelson da Luz, coordenador de  assuntos da comunidade da Regional Pinheirinho.