O ir e vir de motoristas e pedestres no bairro Fazendinha ganhou mais facilidade, segurança e conforto. Nessa região da cidade, a Prefeitura de Curitiba recuperou 1,2 km de pavimento de quatro ruas.
O trabalho realizado sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) faz parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba) que está transformando a infraestrutura e os serviços públicos da cidade.
Fala Curitiba
As melhorias foram obtidas como resposta às solicitações dos moradores ao programa Fala Curitiba e priorizadas no orçamento municipal, reforçando o compromisso da Prefeitura em transformar as escolhas da população em melhorias reais.
Este foi o caso da Rua Antônio Gomide, que teve o pavimento recuperado no trecho entre a Dr. Augusto Lobo de Moura e Adinar dos Santos Ribeiro, uma extensão de 125 metros, a partir da indicação dos moradores.
Teste de suspensão
A moradora Lucinei Pinheli Ramos, do sobrado número 57, disse que o estado da rua era muito crítico e demandava constantes ações de tapa-buraco.
“Os mecânicos traziam carros para testar aqui. Se a suspensão não fazia barulho é porque o conserto havia dado certo. Agora, a rua ficou muito bonita, o asfalto ficou ótimo”, comparou.
Ela ressalvou, entretanto, que a nova configuração do piso acabou direcionando a água da chuva na direção da garagem da casa da família. Ela vai fazer a observação para os canais da Prefeitura (Central 156 e Fala Curitiba), buscando a correção do problema.
“Serviço muito bom”
Outra rua da região que recebeu solicitação dos moradores pelo Fala Curitiba foi a Barão de Itamaracá, que recebeu melhorias em um trecho de 135 metros, entre as ruas Dr. Augusto Lobo de Moura e Adinar dos Santos Ribeiro.
João Batista, 75 anos, mora no local desde 1979 e contou que em 46 anos foi a primeira vez que presenciou um trabalho de recuperação na rua. Segundo ele, a melhoria ocorreu após a passagem do Fala Curitiba Móvel pela região, que coletou reivindicações de moradores.
“Ficou muito bom! Asfalto de qualidade, com canais para escoar a água da chuva, um serviço muito bom. Não tem do que reclamar”, elogiou o morador.
Era difícil para caminhar
Quem também ficou feliz com a chegada do asfalto novo foi Josefina Evangelista da Silva, 83 anos. Ela mora há mais de 50 anos na Rua Dr. Augusto Lobo de Moura e contou das dificuldades de caminhar por ali antes do trabalho da Prefeitura.
“Era muito difícil caminhar por aqui, cheio de buracos, tinha que tomar muito cuidado para não cair. Eu tenho dificuldade para caminhar e minha vizinha que usa muletas mais ainda”, relatou.
A reciclagem do asfalto na rua Dr. Augusto Lobo de Moura ocorreu entre as ruas Pedro Floriano Sobrinho e Fernando de Souza Costa, numa extensão de 845 metros. A rua também recebeu nova sinalização de trânsito horizontal, dando mais segurança para motoristas e pedestres. “Agora ficou maravilhoso! A gente sai de casa com tranquilidade. O asfalto novo ficou muito bom”, elogiou a moradora.
Perto dali, a Prefeitura também refez o pavimento da Rua Araripe Júnior, no trecho de 115 metros entre as ruas Dr. Augusto Lobo de Moura e Adinar dos Santos Ribeiro.
Mobilidade para o pedestre
Também no bairro Fazendinha, a Prefeitura concluiu a recuperação das calçadas da Rua Carlos Klemtz, importante artéria do bairro Fazendinha, que dá acesso à Rua da Cidadania, ao Bosque do Fazendinha e inúmeras empresas.
As equipes coordenadas pela Secretaria de Governo Municipal (SGM) implantaram 2.181 metros quadrados de calçadas de concreto e paver, além 1.096 metros quadrados de grama nas laterais do passeio.
A rua recebeu travessia elevada e ilhas para melhorar a mobilidade e segurança dos pedestres. As benfeitorias foram realizadas a partir da rótula, na confluência da Carlos Klemtz com as ruas Rezala Simão e Alfredo José Pinto, e se estenderam até a Rua da Cidadania do Fazendinha.
PRO Curitiba
As obras de recuperação da malha viária no Portão fazem parte do Programa de Revitalização e Obras de Curitiba (PRO Curitiba), o maior da história da cidade, que engloba mais de R$ 6 bilhões em investimentos da gestão Eduardo Pimentel. São intervenções em áreas essenciais para o cidadão como mobilidade urbana, saúde, educação, habitação social, prevenção a enchentes, zeladoria, iluminação pública, trânsito e segurança.