Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceria

FAS visita associação de doentes de Parkinson

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, conheceu nesta terça-feira (17) a Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo. Marry foi recebida pelo presidente e fundador da associação, Jorge Magno Lima, que agradeceu o apoio que vem recebendo da Prefeitura . Curitiba, 17/01/2012 Foto:Irene Roiko/FAS

A presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, conheceu nesta terça-feira (17) a Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo. Marry foi recebida pelo presidente e fundador da associação, Jorge Magno Lima, que agradeceu o apoio que vem recebendo da Prefeitura de Curitiba.

A entidade tem convênio com a Prefeitura para custeio de 45% das despesas de manutenção e pessoal. A associação é uma entidade civil sem fins lucrativos, que reúne 2.200 associados com a doença de Parkinson, em sua maioria idosos.
 
"A associação merece o reconhecimento de toda a população pelos serviços que presta aos portadores da doença de Parkinson e seus familiares", afirmou Marry Ducci.

As pessoas atendidas são encaminhadas por unidades básicas de saúde e hospitais ou chegam à clínica de forma espontânea. São cerca de 400 atendimentos por mês de moradores de Curitiba, região metropolitana, litoral e até de outros municípios paranaenses.

Marry conheceu as dependências da clínica, que atende de segunda a sexta-feira, com uma equipe multiprofissional de 50 pessoas, entre médicos especialistas, funcionários e voluntários.

A clínica oferece tratamento de fonoaudiologia, fisioterapia, neurologia, psicologia, terapia ocupacional, acupuntura, geriatria, massoterapia, enfermagem e atividades de coral, dança, trabalhos manuais, e palestras.

Os pacientes contam também com a farmácia, onde é feita a distribuição gratuita de medicamentos graças a convênio com a Secretaria Municipal da Saúde. A entidade é referência nacional na área e recebe universitários estagiários.

Pelo convênio com a Prefeitura, os pacientes da associação recebem aulas de  hidroterapia, Na na Unidade de Atenção ao Idoso Ouvidor Pardinho. "Foi nesta unidade que nasceram os primeiros movimentos para a criação da associação, há 11 anos", contou Jorge Magno Silva, que também é portador de Parkinson.

N a época, Jorge comentou com a assistente social da FAS Lucia Hallvass, que coordena as  atividades socioassistenciais para Idosos da praça Ouvidor Pardinho , sobre a necessidade de haver uma representação dos portadores de Parkinson para defender seus direitos com relação à atenção integral no tratamento, garantia de medicamentos e promoção de integração entre essas pessoas .

 "Foram a Lucia e a Sandra Seixas, assistente social , que me incentivaram e orientaram a fazer contato com outros portadores de Parkinson. Elas me apresentaram ao Conselho Local de Saúde, onde recebi todo o apoio para formar a  associação", conta Jorge.

Acompanharam a visita da presidente de Marry Ducci o vereador Felipe Braga Côrtes, a diretora de Proteção Social Especial da FAS, Marcia Steil, e a assessora técnica Maria Angélica Cerveira.