A Fundação de Ação Social (FAS) começou nesta quarta-feira (31/5) uma nova capacitação destinada aos conselheiros tutelares da cidade. O evento aconteceu na Sala do Semeador, na sede da FAS, no bairro Campo Comprido, e faz parte do processo de formação continuada do Conselho Tutelar de Curitiba. Mais dois encontros estão programados para os dias 7 e 21 de junho, no auditório do Mercado de Orgânicos.
O primeiro encontro teve como tema central o "Atendimento em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes em Curitiba". Nos próximos encontros, serão abordados os temas Acolhimento Familiar e Atualização do Protocolo da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a violência.
Essa capacitação faz parte de um projeto maior construído em conjunto pela equipe da Assessoria de Apoio às Políticas da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa, pela comissão de capacitação do Conselho Tutelar de Curitiba (composta por membros de diferentes conselhos tutelares) e por outros setores da Prefeitura de Curitiba e do Sistema de Garantia de Direitos do município.
A capacitação é destinada a conselheiros tutelares titulares e suplentes, além de outros servidores que atuam nos dez Conselhos Tutelares de Curitiba, como agentes administrativos e educadores sociais.
Trabalho em rede
A responsável pela Assessoria de Apoio às Políticas da Criança, do Adolescente e da Pessoa Idosa (APCAPI), Aline Javornik, explica que o objetivo principal é capacitar os conselheiros tutelares e aprimorar o trabalho realizado em rede para a defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
“Buscamos ainda fortalecer o trabalho integrado e intersetorial, visando à prevenção, a promoção e a proteção das crianças e adolescentes, além de possibilitar o debate sobre as demandas atuais desses grupos pós-pandemia”, explica.
Durante o evento, os participantes receberam informações sobre os fluxos e a rede de atendimento disponíveis no município de Curitiba, com foco na saúde mental de crianças e adolescentes e no enfrentamento das violências.
A capacitação foi feita por servidores da Secretaria Municipal da Saúde que trabalham na área e apresentaram os serviços municipais disponíveis na rede de atendimento para essa faixa etária.
Capacitação continuada
A assessora Aline destaca que a promoção de cursos de capacitação continuada para os membros do Conselho Tutelar é uma responsabilidade do poder executivo municipal. "A sensibilização dos conselheiros tutelares titulares e suplentes em relação às temáticas indicadas busca o aprimoramento do trabalho executado na defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes.”
Os temas abordados foram indicados pelos próprios Conselhos Tutelares, considerando a necessidade de aprofundamento conceitual e diálogo sobre os fluxos de atendimento. Além disso, esses temas foram validados pelos membros do Conselho Tutelar que compõem o Grupo de Trabalho de Capacitações do órgão.
A presidente do Colegiado da Regional Bairro Novo, que reúne os cinco conselheiros tutelares titulares daquela regional, Marisa Montaldi, destacou a importância da capacitação para qualificar o trabalho desenvolvido, especialmente no que diz respeito à prevenção de situações de violação dos direitos das crianças e dos adolescentes.