Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Farol do Saber leva estudantes ao Instituto Cervantes de Curitiba

As 12 crianças e adolescentes que frequentam a oficina de língua espanhola do Farol do Saber Antonio Machado, no bairro Barreirinha, tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Instituto Cervantes de Curitiba Foto:Divulgação

As 12 crianças e adolescentes que frequentam a oficina de língua espanhola do Farol do Saber Antonio Machado, no bairro Barreirinha, tiveram a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Instituto Cervantes de Curitiba – espaço dedicado à difusão do idioma e da cultura dos países hispânicos. O passeio cultural simboliza o encerramento da oficina em 2017.

Durante cerca de duas horas, os estudantes puderam ver como funciona uma escola de Espanhol e também a exposição em homenagem aos 110 anos da Frida Kahlo. Foi o caso das colegas de oficina Kamily Aniela Barbosa Rosina e Helena Neves.

Aluna do 5º ano da Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna, vizinha do Farol do Saber, Kamily, de 10 anos, nunca tinha estado no Instituto Cervantes, nem conhecia a pintora mexicana. “Amei o passeio”, disse a menina, que foi convidada para participar da atividade pela professora e agente de leitura Daniele Lucy Guerra Paulo, durante uma visita ao Farol. Empolgada com a leitura e o aprendizado da nova língua, a menina planeja, usando seus conhecimentos de Espanhol, fazer algo que não era mais comum quando ela nasceu: escrever uma carta para alguém da família.

Helena, 11 anos, está no 6º ano do Colégio Nossa Senhora do Rosário –unidade da rede particular de ensino também próxima do Farol. “Foi muito divertido e aprendi muitas coisas novas”, contou. Ela soube da oficina quando foi retirar um livro e a turma estava tendo aula. Convidada por Daniele para fazer uma aula experimental, aceitou, gostou e resolveu se matricular.

Espanhol do Farol – Professora da rede municipal de ensino, Daniele viveu na Espanha com o marido e, ao retornar a Curitiba, recebeu a proposta de promover a oficina. A atividade batizada de Espanhol no Farol é oferecida às terças-feiras, de manhã e à tarde. Por coincidência, a atividade acontece no Farol do Saber que homenageia um expoente da cultura da Espanha. Antonio Machado foi um poeta popular que nasceu em Sevilha, em 1875, e morreu na França, em 1939.

A oficina é um dos atrativos do local, que também oferece à comunidade o Ateliê de Palavras (contação de histórias e jogos infantis) e teatro. Durante 75 minutos, supervisionadas pela agente de leitura, as crianças cantam, assistem filmes e participam de jogos – tudo em espanhol. “De uma forma bem lúdica, elas vão aprendendo cores, números e cumprimentos”, diz Daniele.

Programação variada - O Farol do Saber Antonio Machado é um dos 44 existentes na cidade. Foi inaugurado na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, em 20 de setembro de 1996. O local oferece empréstimo e devolução de livros, leitura e contação de histórias e projetos de teatro.  Atende cerca de 900 pessoas por mês, entre estudantes e pessoas da comunidade.

Os nove Faróis de Saber localizados em praças da cidade e as bibliotecas temáticas têm sua programação própria – como cafés literários para idosos, contação de histórias para crianças e leituras coletivas. A programação de dezembro está disponível no portal Cidade do Conhecimento, da Secretaria Municipal da Educação (www.cidadedoconhecimento.org.br) ou pelo link ).