A poucos dias da Prova Brasil, estudantes da rede municipal de ensino dão exemplo de dedicação e união na preparação e busca pelos melhores índices. De 30 de outubro e 3 de novembro, o Ministério da Educação aplicará em todo o Brasil o exame destinado aos estudantes das turmas de 5º ano e do 9º ano do Ensino Fundamental. Eles serão avaliados nas áreas de Matemática e Língua Portuguesa.
Na Escola Municipal Nympha Maria da Rocha Peplow, no Vista Alegre, direção, estudantes e professores esperam ansiosamente pela Prova Brasil. A preparação fica por parte do corpo docente e da equipe pedagógica, que organizam simulados, apostilas, jogos, oficinas de redação. Tudo isso para atrair a atenção das crianças, fazendo com que elas se interessem pela prova.
Famílias podem ajudar
Construir vínculo com as famílias é uma prática que a equipe da unidade tem para reforçar o trabalho de conteúdos em paralelo com a vida fora da escola e isso tem feito diferença para ajudar os estudantes em desafios como esse.
A diretora da escola Nympha Maria, Graciela Aparecida Gomes, conta que houve grande apoio dos professores e das famílias para preparar os estudantes da unidade. “Primeiro, apresentamos para os professores os descritores. A partir daí, nos reunimos com os pais e a equipe pedagógica apresentou os princípios desta avaliação. Os professores então elencaram atividades, ferramentas de apoio, grupos nas redes sociais, videoaulas e leituras específicas que acontecem na escola e também em casa”, explica.
A estudante Maria Eduarda Marques, de 10 anos, conta que tem facilidade para os desafios de Matemáticas e reconhece que precisa ampliar a fluência em leitura e a escrita. “Minha professora já mostrou exercícios que podem nos ajudar a resolver a prova. O legal é que ela usa jogos, aulas diferentes e fica mais fácil”, destaca Eduarda.
A gerente de Currículo da Secretaria Municipal da Educação, Luciana Zaidan, destaca que “a Prova Brasil se constitui de um dos elementos que analisamos para garantir uma educação de qualidade para os meninos e meninas, preparando-os com boas práticas pedagógicas.” Ela afirma ainda que o exame reflete o resultado de um trabalho contínuo, feito com os estudantes e m todas as etapas do ensino fundamental, e não apenas no 5º ou no 9º ano.
Considerando os resultados de anos anteriores, a Escola Municipal Paulo Rogério Guimarães Esmanhoto, no Sítio Cercado, fez o levantamento das principais dificuldades e facilidades encontradas pelos estudantes nas atividades diárias e avaliações propostas ao longo do ano, nas diferentes etapas e anos de escolaridade.
Com esses dados, gestão, pedagogas e professores da unidade, empenham-se em buscar as mais variadas situações didáticas para trabalhar com os estudantes. “Os professores trabalham com encaminhamentos pedagógicos que estimulam a capacidade de eficácia na solução dos desafios que poderão prepará-los não apenas para resolver as questões das provas, mas também para o enfrentamento das situações reais da vida fora da escola”, garante a pedagoga da unidade, Adriane Farion.
Dicas da professora Luciana Zaidan aos pais que querem ajudar os filhos que se preparam para a Prova Brasil:
- Leia com os filhos
- Estimule as crianças a lerem textos variados
- Demonstre interesse pelas leituras feitas. Converse sobre o que foi lido
- Inclua jogos matemáticos nas brincadeiras das crianças
- Use situações do cotidiano para refletir sobre a Matemática
- Tranquilize as crianças