Nesta quarta-feira (14/5), a Escola Estadual Arlindo Carvalho de Amorim, na CIC, sediou mais uma edição do Fala Jovem, iniciativa promovida pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). O Fala Jovem busca incentivar o diálogo, a escuta ativa e a participação da juventude curitibana na construção de políticas públicas.
Com realização nas dez regionais da cidade e apoio do Governo do Estado, o projeto acontece principalmente em escolas estaduais e reúne jovens de 15 a 29 anos. Durante os encontros, os participantes têm a oportunidade de expressar ideias, discutir temas que impactam diretamente seu cotidiano e sugerir propostas para enfrentar desafios em suas comunidades.
No evento desta quarta-feira, os estudantes debateram assuntos como educação, saúde, cultura, trabalho, direitos humanos e outros temas fundamentais. Além das discussões, o Fala Jovem também apresenta os programas e serviços oferecidos pela Prefeitura de Curitiba, fortalecendo o vínculo entre a juventude e o poder público.
O professor Leandro da Hora Silva destacou a importância da ação.
“Os temas tratados hoje foram muito relevantes. Um deles foi o trabalho. Pudemos apresentar aos alunos programas que a Prefeitura e o Governo do Estado oferecem para capacitação e acesso ao mercado, como o Menor Aprendiz e o Primeiro Emprego. Foi muito bacana”, afirmou.
Felipe Nascimento Marcelino, aluno do 2º ano do Ensino Médio, gostou da experiência.
“Pudemos compartilhar nossas opiniões sobre vários temas para transformar nossa sociedade. Eu gostei bastante e peço que a Prefeitura faça mais vezes”, relatou.
Próxima edição do Fala Jovem
Data: quarta-feira (28/5)
Horário: 7h20 (início na escola)
Local: Colégio Estadual João de Oliveira Franco (Rua Padre Manuel da Nóbrega, 1.489 – Fanny)
Regional Pinheirinho