Está chegando a hora de os moradores de Curitiba decidirem quais são as 100 obras e serviços que eles querem que a Prefeitura realize em 2026. A votação final do programa de consultas públicas Fala Curitiba deste ano começa, no dia 4 de agosto, inicialmente pelo Fala Móvel e internet. Entre os dias 18 e 22 de agosto, ocorrem os encontros presenciais para votação nas dez regionais da Prefeitura.
“Com o Fala Curitiba 2025, estamos garantindo a participação da sociedade na definição dos gastos públicos no próximo ano, promovendo uma maior transparência na gestão municipal. Através das audiências públicas presenciais, das unidades móveis e da internet, o cidadão opina sobre as prioridades para o orçamento, contribuindo para um planejamento mais justo e adequado às necessidades da cidade. Convido a todos a participar!”, afirma o prefeito Eduardo Pimentel.
Fases
O Fala Curitiba 2025 começou em março e, nos últimos cinco meses, a população vem participando de diferentes etapas, apresentando sugestões de melhorias para os 75 bairros da capital. Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como exemplo de governança, o programa da Prefeitura de Curitiba ouve o cidadão sobre as prioridades mais desejadas, que são incluídas no Plano Plurianual (PPA), na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). É esta última, na prática, que incluirá os 100 pedidos escolhidos pela população.
“Entre março e junho, mais de 50 mil sugestões foram recebidas pelos diferentes canais do Fala Curitiba, com a participação de 18,7 mil moradores. Em uma primeira etapa, as pessoas apresentaram os pedidos de forma individual pelo Fala Móvel e internet. Na sequência, tivemos as primeiras reuniões presenciais pelos bairros em que, entre as sugestões individuais, foram escolhidas as prioridades da comunidade. Agora, chegamos à etapa final com a definição, a partir das prioridades coletivas, dos 100 pedidos que serão incluídos no orçamento (LOA) e que a Prefeitura precisará cumprir em 2026”, explica Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
Beatriz Battistella, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública.
O órgão organiza o Fala Curitiba e também acompanha o cumprimento dos pedidos da população e demais investimentos da Prefeitura de Curitiba.
A partir de agosto
De 4 a 15 de agosto, o cidadão já poderá começar a votar de forma remota na etapa final do programa, através do Fala Móvel e também pela internet, para definir as 100 obras e serviços que ele quer em 2026. Para participar, basta preencher o formulário virtual que estará disponível no site do Fala Curitiba ou se dirigir às unidades do Fala Móvel. São veículos caracterizados da consulta pública percorrendo bairros das dez regionais durante o período. Nestes locais, estarão disponíveis formulários impressos e as equipes de técnicos da Prefeitura estarão presentes para tirar as dúvidas dos cidadãos.
Somando todas as regionais, serão 287 sugestões elegíveis. Qualquer cidadão poderá se cadastrar e votar em até cinco prioridades por regional. Os votos do Fala Móvel e da internet serão somados aos que forem dados nas reuniões presenciais, mas somente até o dia anterior à primeira reunião presencial.
A quantidade de propostas em cada regional oscila entre 20 e 30, sendo determinada pelos resultados da votação da etapa anterior e pela avaliação dos grupos técnicos da Prefeitura, que asseguram a viabilidade técnica e legal das propostas para uma possível inclusão, caso sejam eleitas, na LOA de 2026.
Propostas consideradas inviáveis ou que entrarão como rotina de secretarias da Prefeitura, não precisando entrar em votação, serão informadas em edital nas reuniões presenciais de agosto.
- As sugestões elegíveis estarão no site do Fala Curitiba antes do início da votação dia 4.
Encontros presenciais
As reuniões presenciais nas regionais vão acontecer na semana do dia 18 a 22 de agosto, sendo duas por dia, a partir das 19 horas, em Ruas da Cidadania e espaços que possam receber o maior número possível de pessoas.
Datas e locais das reuniões presenciais finais do Fala Curitiba 2025
18/8 (segunda-feira)
- Portão/Fazendinha – Rua da Cidadania (Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha)
- Santa Felicidade – Rua da Cidadania (Rua Santa Bertila Boscardin, 213, Santa Felicidade)
19/8 (terça-feira)
- Bairro Novo – Rua da Cidadania (Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado)
- Tatuquara – Rua da Cidadania (Rua Olivardo Konoroski Bueno, 700, Tatuquara)
20/8 (quarta-feira)
- Boqueirão – Paróquia Santa Rita de Cássia (Rua Pedro Dehon, 728, Hauer)
- Cajuru – Rua da Cidadania (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150, Cajuru)
21/8 (quinta-feira)
- CIC – Administração Regional (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC)
- Pinheirinho – Rua da Cidadania (Av. Winston Churchill, 2.033, Pinheirinho)
22/8 (sexta-feira)
- Boa Vista – Rua da Cidadania (Av. Paraná, 3.600, Bacacheri)
- Matriz – Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79, Centro/São Francisco)
*Todas as reuniões começam às 19h.