A nova Rua da Cidadania, localizada na CIC, chegou com grandes novidades. Entre os diversos serviços ofertados à população, uma exposição de fotos históricas ficará em exibição no primeiro pavimento até o final de janeiro de 2026. As imagens resgatam o início da Vila Nossa Senhora da Luz - o primeiro empreendimento habitacional construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).
Com 16 painéis, a exposição celebra os 60 anos de fundação do conjunto onde fica a nova Rua da Cidadania, ao contar a história do local, desde o período de obras, passando pela inauguração, o nascimento do primeiro bebê da vila, até chegar às mudanças feitas nas casas com o passar dos anos. Onde havia um vazio urbano, hoje pulsa o coração do bairro mais populoso da cidade.
“Cresci com a Vila”
A professora aposentada Maria Aparecida de Melo Santos, de 66 anos, cresceu na Vila Nossa Senhora da Luz. Ela se mudou para o conjunto com apenas 7 anos de idade e acompanhou de perto a evolução da região.
"Cresci com a Vila, acompanhei a transformação do bairro, que evoluiu bastante. Aqui tem tudo agora, farmácia, mercados, centro médico. Não precisa mais ir para o Centro", afirma.
Apesar de ter mudado de residência há 15 anos, Maria permanece na mesma região. Durante décadas, ela ajudou a educar e viu crescer as crianças do local ao dar aulas em CMEIs do bairro. Graças à exposição de fotos, a aposentada conseguiu revisitar o passado, despertando boas memórias de sua infância.
“A exposição fez eu me lembrar do meu pai, da minha mãe e do meu irmão. Tive lembranças especiais, principalmente dos campos verdes de grama, a buzina do trem que passava pela Ferrovila. Foi como uma volta no tempo”, disse.
Como surgiu a Vila Nossa Senhora da Luz
Na época da criação da Cohab em 1965, Curitiba tinha pouco mais de 400 mil habitantes e começava a enfrentar os primeiros desafios na área habitacional, com o surgimento de ocupações irregulares. Para resolver esse problema, a Companhia projetou a Vila Nossa Senhora da Luz, que contaria com 2.100 casas desenhadas com base em elementos da cultura polonesa e que atenderia mais de 11 mil pessoas.
O projeto elaborado pelo falecido arquiteto Alfred Willer contava com uma praça central e outras 12 menores, que visavam estimular os espaços de convivência entre as pessoas. As casas feitas de alvenaria em tijolos possuíam sótãos em madeira. Com o passar do tempo, as famílias remodelaram as residências de acordo com seus gostos e necessidades, mas algumas ainda mantêm elementos da concepção original.
Hoje com 60 anos, a moradora Araci Michalise chegou à Vila Nossa Senhora da Luz quando tinha 2 anos. Ela também viu toda a transformação ocorrida no primeiro conjunto habitacional de Curitiba. E se emocionou ao ver a história do local retratada em fotos antigas.
“Morei minha vida inteira aqui na Vila, na mesma casa. Gosto muito de morar aqui, estou feliz com a inauguração da Rua da Cidadania e fiquei emocionada em ver essas fotos, poder conhecer como tudo isso aqui começou”, disse ao observar uma imagem aérea de quando o local era um vazio urbano.
Projetos emblemáticos
Além das imagens da Vila Nossa Senhora da Luz, a exposição conta com fotos de outros projetos da Cohab — que também completou 60 anos em 2025. Alguns conjuntos emblemáticos no crescimento do CIC, como os 560 apartamentos do Residencial Marechal Rondon, construídos em 1976; e o início dos conjuntos de tipologia mista, com a construção de casas e apartamentos no Moradias Caiuá, em 1988.
Outra foto memorável traz o momento da entrega de escrituras de propriedade para mais de 4 mil famílias de mais de 50 vilas, em evento de 2010. A exposição avança no tempo até chegar às entregas recentes de moradias construídas no CIC, como o Moradias Parati, com casas equipadas de paineis fotovoltaicos e o Moradias Castanheira, entregue em 2025, colocando fim em uma pendência histórica.
Serviço
A exposição, organizada pela Cohab com apoio da Administração Regional CIC e da Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom), pode ser visitada até o fim de janeiro de 2026, no pavimento inferior da Rua da Cidadania CIC (Rua Orlando Luís Lamarca, 438, Vila Nossa Senhora da Luz - CIC).