Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

Estudantes plantam mudas de Araucária no Parque Italiano

O Parque Italiano, no Butiatuvinha tem 20 novas mudas de araucárias que foram plantadas por um grupo de 60 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União das Vilas e da Escola Municipal CEI Raul Walemberg. Curitiba, 24/06/2019. Foto: Luiz Costa /SMCS.

O Parque Italiano, no Butiatuvinha tem 20 novas mudas de araucárias que foram plantadas na manhã desta segunda-feira (24/6), por um grupo de 60 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) União das Vilas e da Escola Municipal CEI Raoul Wallemberg.

 O plantio foi em comemoração ao Dia Nacional da Araucária, comemorado nesta data, nas dez regionais da cidade com o plantio sincronizado de Pinheiros em parque e praças por toda a cidade. Ao todo, 200 mudas da espécie, símbolo do Paraná e de Curitiba foram plantadas com a participação de curitibinhas da rede municipal de ensino. As mudas foram fornecidas pelo Horto Municipal.

“Estamos envolvendo as crianças e fazendo a nossa parte para que eles aprendam a cuidar e valorizar a natureza e assim possam ter um futuro mais saudável e feliz ”, disse a administradora regional de Santa Felicidade, Simone das Chagas Lima.

Foi a primeira vez que eu plantei uma árvore e não vou esquecer. Ela vai crescer, fazer bem para o planeta e dar muitos pinhões, eu acho”, disse Isabelly de Fátima Ribeiro, 5 anos, da turma do pré do CMEI União das Vilas. As mudas foram plantadas no bosque de arvores nativas que tem aproximadamente 100 mil metros quadrados de área.  

O estudante do 5º ano da Escola Municipal CEI Raoul Wallemberg, Thiago Hannemann Boza da Motta, 9 anos, esteve pela primeira vez no parque e ficou encantado com o lugar. “Quero voltar muitas vezes e acompanhar a Araucária que eu ajudei plantar a crescer”, disse o estudante. O mesmo objetivo tem o colega, Pietro Gonçalves Grande, 10 anos que planeja trazer a mãe e o irmão para piqueniques nos parque, em baixo do Pinheiro.

 “Plantar foi fácil e divertido, agora quero cuidar para ver ela virar uma árvore enorme e dar muitas pinhas”, disse o estudante Pietro Pietro Gonçalves Grande

Antes de plantarem as mudas as crianças ouviram as professoras explicarem sobre a importância da espécie ameaçada de extinção e sobre a importância do Parque Italiano, uma das  áreas de preservação ambiental da cidade.

Também conhecida como pinheiro do Paraná, a Araucária pode ser encontrada em quase todo o território. Seu nome genérico deriva de Arauco, uma região do Chile, e seu nome específico é uma palavra latina significando "folha estreita". Foi muito explorada no século 19, devido a sua madeira possuir alto valor econômico bem como os frutos, o pinhão, chegando quase a extinção.

O relógio do sol, na praça do parque, foi outra atração da aula de campo que despertou grande interesse das crianças que também aproveitaram para brincar e aprender no espaço que tem trilhas para caminhadas, queda d’água e ponte de madeira.