Em homenagem ao Dia Nacional do Surdo (26/9), a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promoveu nesta quarta-feira (24/9) um evento especial para 150 estudantes do Colégio Estadual para Surdos Alcindo Fanaya Junior, com atividades de integração, aprendizado e diversão.
A programação aconteceu no Centro de Iniciação ao Esporte Nelson Comel – Cajuru, incluiu oficinas de atletismo, escalada, hóquei e BMX, garantindo momentos de convivência e incentivo à prática esportiva. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Curitiba com a valorização da diversidade, a inclusão social e o acesso ao esporte para todos.
“A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude tem priorizado o paradesporto, abrangendo todas as deficiências. Também buscamos identificar talentos esportivos nesses eventos”, afirmou o secretário Professor Euler.
OUÇA AQUI
Professor Euler, secretário Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.
O Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
O mês, aliás, é chamado de Setembro Azul: um período dedicado à conscientização sobre as conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade.
A vice-diretora do colégio, Liliane de Assumpção, que também é graduada em Educação Física, disse que esse foi um momento especial para os alunos da escola.
“Acreditamos que a educação transcende os muros da escola, englobando atividades que estimulem o desenvolvimento físico, a participação e a diversão. Este evento é uma celebração, uma oportunidade de oferecer experiências enriquecedoras aos nossos alunos”, afirmou Liliane.
A atividade também teve o apoio da Universidade Federal do Paraná e da Federação Desportiva de Surdos do Paraná (FDSP), entidade estadual responsável por administrar e fomentar o desporto para pessoas surdas e com deficiência auditiva no Paraná.
“Este foi um momento para promover a prática esportiva na comunidade surda, valorizando seus talentos. Buscamos identificar potenciais atletas e incentivar o desenvolvimento esportivo desde a infância”, afirmou o presidente da Federação, Anderson Santa Junior.
O secretário também agradeceu a presença de alunos acadêmicos da Universidade Federal do Paraná que cursam disciplinas sobre paradesporto e ajudaram a proporcionar um dia especial para todos os alunos.