Um grupo de 2.600 estudantes de turmas de 2.º ao 9.º anos do ensino fundamental de escolas da rede municipal de ensino participará neste sábado (23) da segunda fase da 9.º Jornada de Resolução de Problemas de Matemática. Referência na Rede Municipal de Ensino de Curitiba, a jornada acontece desde 2006 com adesão voluntária da escola.
Na primeira etapa da avaliação, realizada em maio, 77.500 crianças participaram das provas, do total de 181 escolas. Nesta fase as atividades serão realizadas em escolas polos que concentram a maioria de participantes em cada regional.
A intenção da jornada de Matemática é incentivar estudantes para o desenvolvimento de competências e habilidades nesta área.
“Professores, diretores, estudantes e pais passaram a pensar o ensino de matemática nas escolas de forma diferenciada após a jornada. A resolução de problemas desafiadores passou a fazer parte da prática de muitos docentes e isso é um ganho para a educação como um todo”, diz a integrante da equipe de Matemática da gerência de currículo da Secretaria Municipal da Educação, Justina Motter Maccarini.
O número de estudantes participantes tem aumentado a cada edição. Além do desenvolvimento de habilidades na área, há uma preocupação com a inclusão social, cultural, científica e tecnológica que acontece por meio da metodologia de resolução de problemas utilizada nas avaliações da jornada.
Escolas que serão aplicadas as provas da 2.º fase:
NRE Bairro Novo: Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá
NRE Boa Vista: Escola Municipal Professor Herley Mehl
NRE Boqueirão: Escola Municipal Paranavaí
NRE Cajurú: Escola Municipal Prefeito Lineu Ferreira do Amaral
NRE CIC: Escola Municipal CAIC Cândido Portinari
NRE Matriz: Escola Municipal Dom Manuel da Silveira D’elboux
NRE Pinheirinho: Escola Municipal Jornalista Cláudio Abramo
NRE Portão: Escola Municipal Graciliano Ramos
NRE Santa Felicidade: Escola Municipal Mons. Boleslau Falarz