Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Saúde na escola

Estudantes fazem exame para detectar obesidade e problemas de visão

Alunos de nove Centros Municipais de Educação Infantil, nove escolas municipais e outros nove colégios estaduais de Curitiba estão participando, até a próxima sexta-feira (15), da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, que traz como tema a obesidade e a saúde ocular. Curitiba, 12/03/2013 Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Alunos de nove Centros Municipais de Educação Infantil, nove escolas municipais e outros nove colégios estaduais de Curitiba estão participando, até a próxima sexta-feira (15), da Semana de Mobilização Saúde na Escola 2013, que traz como tema a obesidade e a saúde ocular. Lançada na segunda-feira (11) pelo governo federal, a estratégia faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE), ação desenvolvida em parceria pelos ministérios da Saúde e da Educação, além das secretarias municipais e estaduais dessas áreas.

Ao longo da semana, alunos da educação infantil e estudantes dos ensinos básico e fundamental estarão sendo submetidos a exames oftalmológicos, biométricos – análise do peso e da altura – e ainda participando de palestras de prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas.

Estatísticas

O crescimento da obesidade na infância e na adolescência e a grande repercussão obtida por esta temática no ano de 2012 motivaram a retomada do tema em 2013, acompanhado de saúde ocular. Dados da Pesquisa Nacional de Orçamentos Familiares, (2008/09), das duas últimas décadas, indicam que a prevalência da obesidade em crianças, de 5 a 9 anos, saltou de 4,1% para 16,6% entre os meninos e de 2,4% para 11,8% entre as meninas. Nos adolescentes, o excesso de peso passou de 3,7% para 21,7% nas últimas quatro décadas.

Já os problemas oculares são uma das principais causas da evasão escolar e da dificuldade de aprendizagem. Estudos apontam que 30% das crianças em idade escolar apresentam refração ocular – distúrbios de visão causados por problemas no cristalino ou na córnea. Em todo o Brasil, cerca de 14 milhões de estudantes da rede pública passarão pela triagem durante a mobilização.

O secretário de Saúde de Curitiba, Adriano Massuda, ressaltou a importância da atenção à saúde dos estudantes, fator que interfere inclusive no rendimento escolar. “O exame do olhinho é importante para detectar possíveis problemas de visão. Quanto antes esses problemas forem identificados e tratados, melhores serão os resultados”, comentou. Massuda também alertou para a necessidade de se prevenir a obesidade entre as crianças. “A escola é parceira fundamental da Saúde e das famílias para que as crianças e adolescentes adquiram bons hábitos alimentares. É importante conscientizar este público para se evitar problemas com excesso de peso quando chegarem à vida adulta”, disse.

Para a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, é fundamental que a ação nas escolas envolva a participação dos professores de Educação Física. Eles ajudarão na triagem, pesando e medindo estudantes. “São questões que dizem respeito à saúde, mas que têm grande reflexo na aprendizagem dos estudantes. Detectar precocemente e agir antes que uma doença se estabeleça é uma garantia de melhor desenvolvimento de nossos estudantes.”, disse Roberlayne. Sobre os professores, a secretária acredita que eles poderão conduzir com mais eficiência as atividades da disciplina.

Acompanhamento

Esta é a segunda edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola. Neste ano, além dos alunos do ensino fundamental e médio, também participarão da triagem os estudantes das creches e pré-escolas, numa iniciativa integrada ao Brasil Carinhoso. Após as avaliações feitas durante semana, as visitas dos profissionais de saúde permanecem ao longo do ano letivo para acompanhamento.

Na edição de 2013, deverão participar cerca 30 mil escolas, 13 mil Equipes de Saúde da Família e 2.300 municípios. Em Curitiba, a ação está acontecendo nos CMEIs Itacolomi Sabará, Uberlândia, Ruth Cardoso, Campo Alto, Sonho de Criança, União das Vilas, Caximba, Pantanal e Vila Torres. As escolas municipais participantes são: CEI Heitor Furtado, Osvaldo Cruz, Raquel Mader Gonçalves, Herley Mehl, Heráclito Fontoura Sobral Pinto, Vinhedos, Leonel Brizola, Bento Mossurunga e Vila Torres. Os colégios estaduais José Fressato, João Bettega, Aníbal Khury, Emiliano Perneta, Padre Claudio Morelli, Ângelo Volpato, Beatriz Faria Ansay, Mílton Carneiro e Manoel Ribas.