Nesta quarta-feira (10/9), o Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, no Água Verde recebeu mais uma edição do Fala Jovem, iniciativa da Prefeitura de Curitiba, promovida pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). O Fala Jovem acontece nas dez regionais da cidade e conta com a parceria do Governo do Estado.
Os encontros envolvem jovens de 15 a 29 anos que têm a oportunidade de se expressar, discutir temas importantes do cotidiano e propor soluções para os desafios que enfrentam em suas comunidades.
Nesta edição do Fala Jovem, foram debatidos assuntos como educação, saúde, emprego, cultura, segurança, direitos humanos e outros temas que impactam diretamente a vida da juventude. O projeto é um espaço de construção coletiva de cidadania, onde os jovens se reconhecem como protagonistas na transformação social.
Pollyana Alves de 17 anos, estudante do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, gostou de participar.
“Considero fundamental a realização de eventos como este no ambiente escolar, pois eles promovem nos alunos o senso de participação e de cidadania”, disse Pollyana.
Alex Mendoza, 17 anos, que estuda no Colégio Estadual Cívico-Militar Marechal Cândido Rondon, fez sugestões para melhorar as condições e trabalhos para os jovens.
“O incentivo não deve se limitar ao ambiente de trabalho, as atividades de lazer também têm um papel importante. Sugiro que as escolas, mesmo aquelas que não oferecem atualmente, busquem promover a arte e a cultura”, disse Alex.
O guarda municipal Alessandro Rodolfo foi um dos mediadores do debate desta quarta-feira. Segundo ele foi notável que a maioria dos participantes considera a iluminação pública um fator crucial para a sensação de segurança.
“Quase todos também expressaram apoio à presença de viaturas da Guarda Municipal e da Polícia Militar em rondas em parques e praças, considerando-a um fator positivo para a segurança. Também discutimos a questão dos crimes cibernéticos”, disse Alessandro.