Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alta performance

Estudantes de escola municipal de Curitiba sobem ao pódio na Olimpíada Brasileira de Robótica

Estudantes da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho) conquistaram o prêmio Super Teams na categoria Robótica Artística – Nível 1 na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Foto: Divulgação

Os estudantes da equipe de robótica Tera Maniacs, da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho), conquistaram neste domingo (19/10) o prêmio Super Teams na categoria Robótica Artística – Nível 1 na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada em Vitória, no Espírito Santo.

Com o tema surpresa Planeta Água, a equipe desenvolveu, em conjunto com as equipes Bellatrix (Espírito Santo) e Robotech Girls (Maranhão), uma apresentação que integrou criatividade, inovação e tecnologia por meio da robótica, garantindo o primeiro lugar na categoria.

Neste domingo, dia da premiação no torneio, as três equipes de robótica do 6º ao 8° ano do Ensino Fundamental das escolas de Curitiba - Tera Maniacs, da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesseroli, CyberRex, da Omar Sabbag, e Robô League, da Julia Amaral Di Lenna - representaram a capital do Estado na OBR e participaram da cerimônia de premiação.

“As equipes representaram com excelência a nossa rede municipal de ensino, marcando presença tanto nas apresentações quanto na premiação”, destacou o secretário Jean Pierre Neto (Educação).

First Lego League 

A rede de ensino curitibana também marcou presença na First Lego League Explore, realizada em São Paulo (SP). A Escola Municipal Ulisses Falcão Vieira participou da etapa nacional da competição, que reuniu 35 equipes de escolas públicas e particulares de todo Brasil.

A equipe Gênios da Robótica representou as escolas municipais de Curitiba na temporada Submerge, explorando o mundo subaquático com criatividade e cooperação. 

Pesquisa e criatividade

“Nas escolas municipais incentivamos a pesquisa, ciência, tecnologia e inovação, e a participação em eventos como esse traz inúmeros benefícios a nossos estudantes”, comentou o secretário municipal da Educação, destacando que já foram investidos este ano R$ 198 mil na Robótica educacional.

A atividade contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de robôs que executam determinadas funções. Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares.