Estudantes do curso de Design do Centro Universitário Autônomo do Brasil (Unibrasil) visitaram na noite desta quinta-feira (31/10) o Fab Lab Cidadania Cajuru, o primeiro laboratório criado pela Prefeitura para interessados em desenvolver projetos inovadores e de prototipagem.
O grupo, formado por 12 alunos do quarto e oitavo períodos, conheceu o local e os equipamentos e assistiu à palestra “Propriedade Intelectual: cuidados para proteger produtos e processos", com o engenheiro químico Cristian Zimmermann, mestrando do curso de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnológica para Inovação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Cursando o último ano da faculdade, o estudante Alan de Oliveira Soares, 21 anos, já tinha ouvido falar do Fab Lab e visto um vídeo compartilhado por um amigo, mas não conhecia a estrutura. “É um espaço ideal para realizar projetos e fazer contatos”, comentou.
Soares gostou do que viu e disse que a experiência trouxe alívio para uma preocupação, a do que fazer, depois de formado, para realizar a prototipagem de projetos, criar portifólio e ter mais conhecimento de produção sem um espaço acessível.
Na faculdade, onde também tem acesso a uma fab lab, Soares desenvolveu o projeto de uma roda de skate para dias de chuva e pretende buscar mais informação para patentear a ideia.
Para todos
Moradora de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, a estudante Bruna Morali Pinto, 24 anos, ficou surpresa com o fab lab, principalmente por ser gratuito e aberto à população. “É um espaço que pode ajudar todo mundo, principalmente as pessoas mais humildes que desenvolvem projetos manualmente em casa”, comentou.
Bruna, que desenvolveu na faculdade o projeto de um berço com encaixes que se transforma em cama e sofá, destacou ainda o trabalho de orientação que é feito pela equipe do fab lab. “Saber que eles avaliam os projetos, fazem sugestões de uso de equipamentos é fundamental. A troca de conhecimento é importante para a sociedade”, disse.
A visita dos estudantes foi proposta por Vanessa Mezzadri, professora do curso de Design da Unibrasil. “A intenção foi mostrar para os estudantes o que está acontecendo e existe na cidade e fazer com que eles aproveitem os espaços que são públicos para desenvolver projetos em benefício da sociedade”, explicou.
Espaço inovador
Inaugurado em março deste ano, o Fab Lab Cidadania Cajuru funciona como um laboratório de fabricação digital e prototipagem aberto para que estudantes, empresas e comunidade possam colocar em prática projetos e ideias inovadoras.
Estimular os adolescentes e toda a população a usar o espaço é um dos objetivos do fab lab, segundo o gestor da unidade, Cleverson Fuzeti.
“Queremos que as pessoas venham, criem e executem os projetos. Com certeza, daqui surgirão profissões que nós ainda nem conhecemos”, disse.
Com 150m², a unidade conta com laboratório de informática, prototipagem e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem, como impressoras e scanner 3D, cortadora a laser, router, plotter e fresadora.
Como participar
Qualquer pessoa pode acessar os serviços do Fab Lab Cidadania Cajuru, basta marcar horário. O contato pode ser feito pelo telefone (41) 3221 2421, pelo e-mail fablab@smte.curitiba.pr.gov.br ou pessoalmente, na Rua da Cidadania do Cajuru (Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2150 - Cajuru).
O fab lab funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.