Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mais pódio na robótica

Estudantes de Curitiba vencem etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica e vão representar a capital no evento nacional

As equipes de robótica de alta performance da Rede Municipal de Ensino de Curitiba tiveram destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nível I, realizada neste sábado (6/9) no Salão da Paróquia São Pedro, no bairro Umbará.

As equipes de robótica de alta performance da Rede Municipal de Ensino de Curitiba tiveram destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nível 1,  realizada neste sábado (6/9) no Salão da Paróquia São Pedro, no bairro Umbará. A etapa é classificatória para o evento nacional, que acontecerá entre 14 e 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo. 

As três primeiras colocadas na modalidade Robótica Artística representarão Curitiba na competição nacional: Cyber Rex – Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag (1º lugar); Tera Maniacs – Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (2º lugar); e Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (3º lugar).

Na modalidade Resgate Robô Seguidor de Linha, a Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna ficou com o segundo lugar na etapa estadual da OBR.

Além desses, outras três escolas receberam prêmios: Prêmio Resgate – EM Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho; Prêmio Robutez – Alcateia Robótica – EM CAIC Cândido Portinari; Prêmio Escola Pública – Capivaras Robótica, da Escola Municipal Papa João XXIII.

“Este dia marca não apenas a participação em um torneio, mas também a valorização da criatividade, dedicação e espírito de equipe dos nossos estudantes, que brilharam na estreia das modalidades, levando o nome de Curitiba com muito orgulho”, declara o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.

A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas.

"A robótica de alta performance fortalece o protagonismo estudantil em campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Robótica, promovendo inovação, trabalho em equipe e soluções criativas para desafios reais. Há vinte anos, a Rede Municipal de Ensino de Curitiba vem consolidando e ampliando esse projeto", declara a coordenadora de formação e inovação, Dagmar Heil Pocrifika.

Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias.

Os investimentos na área somam R$ 198 mil de janeiro a julho deste ano.

No pódio

As equipes que estão no Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025) também brilharam na competição. No sábado (6/9), a equipe Robotic Dancers - EM Albert Schweitzer ficou com a medalha de ouro e a Alcateia - EM CAIC Cândido Portinari ficou com a medalha de prata com o Cabo de Guerra.  A equipe Navegadores da Matrix-EM Professor Erasmo Pilotto ganhou medalha de ouro na competição de Registro Multimidiático e medalha de prata com a Dança dos Robôs. O torneio continua neste domingo (7/9) e os estudantes de Curitiba podem ganhar mais prêmios.

“São momentos de muita dedicação das equipes das escolas, que representam com muito empenho e criatividade todo o trabalho desenvolvido ao longo da temporada”, relata a professora Julia Padeski, que acompanha as equipes se robótica de alta performance no ITR do Chile.

No mês de agosto, as equipes curitibanas conquistaram, na categoria Middle 1, o 1° (Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag – Cyber Rex) e o 3° lugar (Papa João XXIII - Capivaras Robóticas) no Torneio Brasil de Robótica, realizado no Parque Barigui, dia 23.

Já no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no dia 9 de agosto, três equipes conquistaram premiação: o primeiro lugar ficou com a Atomic Bots, da Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho). Em segundo, a equipe Roboleague, da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha). E, na terceira colocação, a equipe Capivaras Robóticas, da Escola Papa João XXIII.

Conheça as equipes participantes da etapa estadual da Olimpíada de Robótica:

  • Mach Bots – Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
  • Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna
  • Navegadores da Matrix – Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto
  • Atomic Bots – Escola Municipal Professor Herley Mehl
  • Robotic Dancers – Escola Municipal Albert Schweitzer
  • Alcateia – Escola Municipal do Caic Cândido Portinari
  • Fusion Robôs – Escola Municipal São Miguel
  • Conectados – Escola Municipal Cel. Durival Britto e Silva
  • Cyber Rex – Escola Municipal Pref. Omar Sabbag
  • Capivaras Robótica – Escola Municipal Papa João XXIII
  • Tera Maniacs – Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli

Premiados:

🏆 Prêmio Resgate – EM Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho

🏆 Prêmio Robutez – Alcateia Robótica – EM CAIC Cândido Portinari

🏆 Prêmio Escola Pública – Capivaras Robótica, da Escola Municipal Papa João XXIII.

Na modalidade de Resgate:

🥈 Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (2º lugar)

Na modalidade de Robótica Artística:

🥇 Cyber Rex – Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag (1º lugar)

🥈 Tera Maniacs – Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (2º lugar)

🥉 Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (3º lugar)