As equipes de robótica de alta performance da Rede Municipal de Ensino de Curitiba tiveram destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), nível 1, realizada neste sábado (6/9) no Salão da Paróquia São Pedro, no bairro Umbará. A etapa é classificatória para o evento nacional, que acontecerá entre 14 e 19 de outubro, em Vitória, no Espírito Santo.
As três primeiras colocadas na modalidade Robótica Artística representarão Curitiba na competição nacional: Cyber Rex – Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag (1º lugar); Tera Maniacs – Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (2º lugar); e Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (3º lugar).
Na modalidade Resgate Robô Seguidor de Linha, a Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna ficou com o segundo lugar na etapa estadual da OBR.
Além desses, outras três escolas receberam prêmios: Prêmio Resgate – EM Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho; Prêmio Robutez – Alcateia Robótica – EM CAIC Cândido Portinari; Prêmio Escola Pública – Capivaras Robótica, da Escola Municipal Papa João XXIII.
“Este dia marca não apenas a participação em um torneio, mas também a valorização da criatividade, dedicação e espírito de equipe dos nossos estudantes, que brilharam na estreia das modalidades, levando o nome de Curitiba com muito orgulho”, declara o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto.
A robótica educacional contribui para a aprendizagem por meio da construção e programação de modelos de robôs que executam determinadas tarefas.
"A robótica de alta performance fortalece o protagonismo estudantil em campeonatos como a Olimpíada Brasileira de Robótica, promovendo inovação, trabalho em equipe e soluções criativas para desafios reais. Há vinte anos, a Rede Municipal de Ensino de Curitiba vem consolidando e ampliando esse projeto", declara a coordenadora de formação e inovação, Dagmar Heil Pocrifika.
Essas ações desenvolvem competências socioemocionais como cooperação, senso de responsabilidade, criatividade, autonomia, senso crítico, flexibilidade e autodeterminação, entre outras. De maneira multidisciplinar, os estudantes usam a lógica como elemento estruturante do trabalho que envolve os componentes curriculares abordando conceitos de Matemática, Física, Engenharia, Computação, Design, Ciência e Tecnologias.
Os investimentos na área somam R$ 198 mil de janeiro a julho deste ano.
No pódio
As equipes que estão no Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025) também brilharam na competição. No sábado (6/9), a equipe Robotic Dancers - EM Albert Schweitzer ficou com a medalha de ouro e a Alcateia - EM CAIC Cândido Portinari ficou com a medalha de prata com o Cabo de Guerra. A equipe Navegadores da Matrix-EM Professor Erasmo Pilotto ganhou medalha de ouro na competição de Registro Multimidiático e medalha de prata com a Dança dos Robôs. O torneio continua neste domingo (7/9) e os estudantes de Curitiba podem ganhar mais prêmios.
“São momentos de muita dedicação das equipes das escolas, que representam com muito empenho e criatividade todo o trabalho desenvolvido ao longo da temporada”, relata a professora Julia Padeski, que acompanha as equipes se robótica de alta performance no ITR do Chile.
No mês de agosto, as equipes curitibanas conquistaram, na categoria Middle 1, o 1° (Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag – Cyber Rex) e o 3° lugar (Papa João XXIII - Capivaras Robóticas) no Torneio Brasil de Robótica, realizado no Parque Barigui, dia 23.
Já no Amistoso promovido pelo Colégio Estadual do Paraná, no Alto da Glória, no dia 9 de agosto, três equipes conquistaram premiação: o primeiro lugar ficou com a Atomic Bots, da Escola Municipal Herley Mehl (bairro Pilarzinho). Em segundo, a equipe Roboleague, da Escola Municipal Júlia Amaral di Lenna (Barreirinha). E, na terceira colocação, a equipe Capivaras Robóticas, da Escola Papa João XXIII.
Conheça as equipes participantes da etapa estadual da Olimpíada de Robótica:
- Mach Bots – Escola Municipal Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
- Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna
- Navegadores da Matrix – Escola Municipal Prof. Erasmo Pilotto
- Atomic Bots – Escola Municipal Professor Herley Mehl
- Robotic Dancers – Escola Municipal Albert Schweitzer
- Alcateia – Escola Municipal do Caic Cândido Portinari
- Fusion Robôs – Escola Municipal São Miguel
- Conectados – Escola Municipal Cel. Durival Britto e Silva
- Cyber Rex – Escola Municipal Pref. Omar Sabbag
- Capivaras Robótica – Escola Municipal Papa João XXIII
- Tera Maniacs – Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli
Premiados:
🏆 Prêmio Resgate – EM Bairro Novo do CAIC Guilherme Lacerda Braga Sobrinho
🏆 Prêmio Robutez – Alcateia Robótica – EM CAIC Cândido Portinari
🏆 Prêmio Escola Pública – Capivaras Robótica, da Escola Municipal Papa João XXIII.
Na modalidade de Resgate:
🥈 Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (2º lugar)
Na modalidade de Robótica Artística:
🥇 Cyber Rex – Escola Municipal Prefeito Omar Sabbag (1º lugar)
🥈 Tera Maniacs – Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli (2º lugar)
🥉 Robô League – Escola Municipal Júlia Amaral Di Lenna (3º lugar)