Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidades Criativas

Estudantes de Curitiba participam do Street Design Challenge 2025 com soluções para revitalização de regiões como o Centro

Estudantes de Curitiba participam, no Pinhão Hub, no Rebouças, do Street Design Challenge 2025. Curitiba, 4 de outubro. Foto: Divulgação

Estudantes de cursos de Design de Curitiba participaram do Street Design Challenge 2025 e mostraram, durante os três dias do desafio internacional, que é possível projetar soluções para um futuro urbano mais amigável e sustentável. O evento, que começou no último sábado (4/10) e foi encerrado na segunda-feira (6/10), funcionou em forma de hackaton e mobilizou cinco times de alunos de instituições da capital.

O tema do Street Design Challenge 2025 foi “Como comércios locais e moradores locais podem usar a tecnologia para criar espaços urbanos mais vibrantes e uma paisagem urbana atrativa?”. 

A quinta edição do evento ocorreu simultaneamente na capital paranaense e nas cidades de Detroit (EUA), Wuhan (China), Querétaro (México), Muharraq (Bahrein) e Kaunas (Lituânia). Todas são integrantes da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Como os projetos propostos ainda vão passar por uma avaliação de especialistas que integram a rede da Unesco, ainda não foram divulgados detalhes das soluções criadas pelos times de estudantes para cada cidade. Os vencedores serão conhecidos em novembro, em data ainda a ser anunciada.

A participação de Curitiba foi organizada pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Pinhão Hub

Em Curitiba, uma equipe de alunos de Design da Faculdade de Administração e Economia (FAE) e quatro times da Universidade Federal do Paraná (UFPR) receberam um briefing detalhado de uma rua de outra cidade participante. Nos três dias do desafio, eles se reuniram no Pinhão Hub, sede da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, para desenvolver seus projetos inovadores.

Cada grupo foi responsável por propor uma solução para cinco cidades participantes.

“Durante o Street Design Challenge 2025, os estudantes tinham que desenvolver propostas para cada rua, da cidade indicada, focados em aspectos como inovação, viabilidade e considerando fatores locais que permitam uma transformação sustentável da via”, explica o professor Ken Fonseca, do curso de Design da UFPR.

Rua Ermelino de Leão

Para o desafio desse ano, Curitiba escolheu a Rua Ermelino de Leão, no trecho entre a Rua XV de Novembro e a Rua Cruz Machado, para receber a proposta de revitalização dos estudantes de design de uma das cidades participantes do Street Design Challenge 2025.

“A escolha da Rua Ermelino de Leão para o desafio é a possibilidade de discussão de soluções tecnológicas para o fortalecimento das potencialidades locais e intervenções urbanas de design e tecnologia para um ambiente urbano mais atrativo”, salienta a arquiteta Carla Choma Frankl, da área de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e responsável por definir a via do Centro para receber a proposta de revitalização.

A indicação da Rua Ermelino de Leão para receber uma proposta de intervenção também alinha o Street Design Challenge 2025  ao projeto Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025 e que já está transformando em realidade várias ações de redesenvolvimento do bairro.

Entre as ações multissetoriais em execução através do Curitiba de Volta ao Centro estão: devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro; ampliar a segurança, com as ações do Centro Seguro; reforçar as equipes da FAS para resgate da população em risco social; reocupar imóveis antigos, como o Estúdio Riachuelo; fomentar o retrofit de prédios comerciais fechados e construções de novos empreendimentos para moradia; e incentivar o comércio, reduzindo a burocracia na liberação de alvarás.

Street Design

O Street Design Challenge é uma iniciativa anual, organizada por Curitiba, Wuhan e Querétaro (todas cidades do Design da Rede de Cidades Criativas da Unesco), que busca envolver estudantes universitários em todo o mundo em questões críticas de design urbano. O movimento fornece uma plataforma para jovens inovadores compartilharem visões e soluções para melhorar a qualidade de vida em nossas comunidades.

Rede da Unesco

A Rede de Cidades Criativas da Unesco é composta de 350 cidades ao redor do mundo que se destacam por sua cultura e criatividade em nível internacional, nas áreas de artesanato e arte popular, design, cinema, gastronomia, literatura, artes midiáticas e música. Além da capital, que ingressou em 2014, fazem parte da rede cidades como Melbourne (Austrália), Bangkok (Tailândia), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina) e Montreal (Canadá).

Como integrante da Rede de Cidades Criativas da Unesco, Curitiba foi nomeada e recebeu o selo “Cidade Criativa do Design”. 

Há oito anos, foi criado o Comitê do Selo de Cidades Criativas da Unesco em Curitiba. Em setembro de 2025, o prefeito Eduardo Pimentel nomeou os novos membros do comitê. O objetivo do comitê é fomentar iniciativas ligadas ao design, como a Maratona de Design Soul Curitiba e a loja Madeira nas Arcadas, no Largo da Ordem; além de desafios mundiais para soluções urbanas, como o Street Design Challenge.