Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Protagonismo

Estudantes de Curitiba participam do projeto da Prefeitura que dá voz à juventude

Estudantes do Boqueirão participam do Fala Jovem, projeto da Prefeitura que dá voz à juventude. Foto: Divulgação/SMELJ

Texto: Henrique Giglio
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)

Estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Professora Luiza Ross, no Boqueirão participaram, nesta quarta-feira (27/8), do Fala Jovem, projeto promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), por meio do Departamento da Juventude. A iniciativa busca fomentar o diálogo e a participação direta dos jovens na formulação de políticas públicas municipais.

O Fala Jovem é realizado em escolas estaduais das dez regionais de Curitiba, com apoio do Governo do Estado, e reúne estudantes de 15 a 29 anos em discussões sobre temas que impactam o cotidiano. Além do espaço de diálogo, apresenta os serviços e programas da Prefeitura voltados à juventude. 

A proposta é que as demandas levantadas nos encontros inspirem ações concretas e políticas públicas mais eficazes. No Boqueirão, cerca de 200 alunos participaram do encontro, abordando assuntos como educação, saúde, emprego, cultura, direitos humanos, meio ambiente.

A diretora da escola, Gabriela Loureiro Martins Ricetto, acrescenta que bullying e o preconceito também foram discutidos nesta quarta.

“Pudemos ouvir a opinião dos alunos sobre o bullying e o preconceito que acabam ocorrendo nas escolas, até mesmo contra pessoas com alguma deficiência e autistas. Muitos sofrem por isso, então a gente está olhando as causas e procurando soluções”, diz Gabriela.

Crystoffer Dzioba, estudante do 1° ano do Ensino Médio, gostou de participar.

“Nós falamos também sobre a estrutura do bairro e da escola e a busca dos estudantes por educação e infraestrutura melhores. Foi muito bacana expor nosso ponto e vista”, afirmou Crystoffer.

Ana Beatriz Ribeiro, estudante do 2º ano, achou fundamental debater cidadania, participação social e política e representação juvenil.

“Hoje, aprendemos sobre a existência de um programa, desconhecido por muitos, que disponibiliza um site para que os cidadãos expressem suas preocupações sobre questões municipais, como segurança pública e coleta de lixo. Foram propostas soluções, como o aumento do efetivo para limpeza urbana e o reforço do policiamento municipal”, concluiu a estudante de 15 anos.

Por que o Fala Jovem é importante?

  • Incentiva a participação política e cidadã dos jovens;
  • Promove o diálogo entre juventude e governo;
  • Valoriza a escuta ativa e o protagonismo juvenil;
  • Constrói políticas públicas a partir da realidade dos jovens.