As ruas do bairro Hugo Lange ficaram mais animadas nesta quinta-feira (5/10), apesar do tempo nublado. Os estudantes da Escola Municipal D. Manuel da Silveira D´elboux estavam engajados na Caravana Mãe Terra, organizada pelos professores da unidade com o objetivo de chamar a atenção para o cuidado com o meio ambiente.
Com desenhos e cartazes que traziam orientações sobre separação de lixo, respeito à vida e outras dicas, as crianças percorreram o entorno da escola para abordar moradores e conversar sobre os cuidados necessários.
A unidade também mantém uma exposição com os trabalhos das crianças sobre o tema, no pátio da entrada principal, pela Rua Rodrigo Otávio. A professora Silmara Bertolino explica que o “sonho para adiar o fim do mundo” envolve todas as turmas.
“Trabalhamos desde o início do ano com esta temática e os estudantes se envolveram bastante”, contou a professora. As crianças também enviaram uma carta aos vereadores da capital, pedindo o envolvimento de todos na luta pelas causas ambientais.
As estudantes Alice Fagundes e Natália Pereira Xavier, do 3º ano do Ensino Fundamental, prepararam cartazes com dicas do dia a dia para as famílias, com desenhos que elas fizeram com lápis de cor.
"Por exemplo, não podemos jogar lixo na praia, devemos usar sacolas de pano e não de plástico para ir ao mercado ", ensinou Natália. Ela conta que em casa todos separam o lixo. “A gente colocou cores diferentes para identificar”, contou Natália.
Alice explicou que as pessoas precisam aprender a não jogar lixo na rua. “Todos precisam colaborar, é muito importante”, disse a menina.
Se-pa-re
Além de abordar os moradores da região para conscientizá-los, os estudantes cantaram a música que aprenderam com a Família Folhas. Os personagens visitam as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para reforçar as ações de cuidado ambiental.
A campanha que embala os programas de sustentabilidade tem a missão de recuperar o orgulho e ampliar a participação dos curitibanos e curitibanas em relação ao tema, incentivando a separar mais e melhor o que for reciclável.
Curitiba sempre foi considerada uma cidade de vanguarda na área do Meio Ambiente e desenvolve uma série de ações e programas de grande impacto – como é o caso da Pirâmide (usina) Solar do Caximba e da ampliação da instalação de painéis fotovoltaicos pelo município, do desafio de plantio de árvores, da nova diretriz para ônibus elétricos no transporte coletivo, entre outras ações.
A reciclagem faz parte desse conjunto importante de medidas, tendo impacto significativo na redução de resíduos encaminhados aos aterros sanitários.