A Escola Municipal de Sustentabilidade recebeu nesta terça-feira (22/7) a visita de 40 estudantes da Facultad de Arquitectura, Diseño y Arte de la Universidad Nacional de Asunción. O grupo veio para Curitiba especialmente para conhecer as soluções urbanas da cidade e seus projetos sustentáveis.
Na Escola eles foram recepcionados pelo coordenador Herivelto Oliveira e pela assessora de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Tisa Kastrup. Na visita os estudantes receberam informações sobre o transporte urbano, destinação do lixo, planejamento da cidade e detalhes de alguns dos parques e bosques da cidade.
Para o professor Marcelo Kublik que acompanha os estudantes nessa viagem, a experiência está sendo muito melhor do que a expectativa. “Atividades como estas são importantes porque mostram para os alunos que administrar uma cidade não é apenas recolher o lixo e cuidar do trânsito. Vimos aqui como é possível redefinir o uso de áreas degradadas. Curitiba faz isso muito bem”, afirmou o professor.
O roteiro dos futuros arquitetos inclui passagens pelo Jardim Botânico, Parque Tanguá, Ópera de Arame e Parque Barigui, além de uma visita técnica ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), onde vão poder conhecer projetos da capital para os próximos anos.
O Bosque Zaninelli, onde fica a Escola de Sustentabilidade, foi uma pedreira que funcionou por mais de 40 anos, até ser abandonada em meados dos anos 1980. A área foi recuperada pela Prefeitura e hoje, além de ser um dos pontos da cidade que mais encanta os turistas, também abriga projetos de educação ambiental.