Três estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, no bairro Novo Mundo, vão para Campinas (SP) participar, neste fim de semana (20 e 21 de agosto), da final da 14º edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil, promovida como projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas.
Maria Clara Brandão Tesserolli é a única escola da rede municipal na final. A edição deste ano reuniu 11,4 mil equipes, com mais de 73 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Apenas 320 atingiram a pontuação para chegar à última fase. No Paraná, apenas oito equipes se classificaram.
A diretora Denise Bertoi conta que a escola sempre participou da olimpíada, mas é a primeira vez que chega à final.
“As primeiras etapas, iniciadas em maio, foram todas on-line, mas a final será presencial, estamos muito animados”, afirma a diretora.
Para a chefe do Núcleo Regional de Educação do Pinheirinho, Annemaria Kottel, o desempenho dos estudantes é motivo de orgulho. “Chegar à final é uma enorme conquista e mostra a dedicação que eles tiveram com os estudos”, comenta Annemaria.
LEIA MAIS:
Aprendizagem potencializada
A competição é elaborada pelo Departamento de História da Unicamp, com a participação de docentes e estudantes da graduação e da pós-graduação. É uma atividade on-line, desde sua primeira edição, em 2009. O objetivo é que, a partir de atividades de leitura, escrita, debate e reflexão, a aprendizagem seja potencializada.
Em suas 13 edições, a competição já marcou a vida escolar de mais de meio milhão de participantes de todo país e firmou-se como uma empolgante competição para equipes de 8º e 9º anos.
O formato da competição valoriza o esforço coletivo. As equipes são compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e um professor de História. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar.
Desde a primeira edição, exceto em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, a Olimpíada termina com uma fase presencial para 800 finalistas, que comparecem à Universidade Estadual de Campinas para a prova dissertativa.