Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Passagem na mão

Estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participam de dois torneios nacionais de robótica

Estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba participam de dois torneios nacionais. Curitiba, 07/10/2025. Foto: Luiz Costa/SME

Dezesseis estudantes de escolas municipais de Curitiba vão participar, neste mês de outubro, de dois torneios nacionais de Robótica educacional

Onze estarão na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Vitória (ES), que será realizada de 13 a 19/10. Outros cinco irão para o evento da First Lego, em São Paulo (SP), dias 18 e 19/10.

Para a OBR irão os alunos das escolas Prefeito Omar Sabbag (Cajuru), Julia Amaral Di Lenna (Barreirinha) e Maria Clara Brandão Tesserolli (Pinheirinho). Eles competirão na modalidade Robótica Artística. É a primeira vez que a rede municipal curitibana participa dessa categoria.

E a equipe da escola municipal Ulisses Falcão Vieira (CIC) participará do evento de celebração da First Lego League Explore.

Nesta terça-feira (7/10), o secretário Jean Pierre Neto (Educação) recebeu professores e estudantes e entregou os vouchers para as viagens.

“É uma alegria muito grande ver vocês classificados para novas etapas e conquistando premiações. Nossa robótica é motivo de orgulho, parabéns a todos os estudantes e professores envolvidos”, disse o secretário.

A gerente de Inovação Pedagógica, Anelise Nico Paes, destacou os investimentos na área, que somam R$ 198 mil ao longo do primeiro semestre deste ano. Foram adquiridos novos equipamentos, kits de robótica e cortadoras a laser.

“As equipes de alta performance receberam notebooks, tablets, celulares, cortadoras para treinar e vêm e destacando nas competições”, pontuou a gerente.

OUÇA AQUI

Anelise Nico Paes, gerente de Inovação Pedagógica

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


A estudante Maria Luísa Lau Gonçalves, da equipe Tera Maniacs (Escola Maria Clara Tesserolli), está no 7º ano do Ensino Fundamental e este é seu primeiro ano na robótica.

“Estou adorando, foi minha melhor escolha ter entrado nesta equipe. Com a robótica aprendi algumas coisas de matemática e geometria que eu não tinha entendido antes e agora aprendi muito bem. Isso me ajuda muito”, contou a menina.

OUÇA AQUI

estudante Maria Luísa Lau Gonçalves


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Também participaram da reunião a coordenadora de Formação e Inovação, Dagmar Heil Pocrifka Bley; a professora Julia Padeski Rodoniski, gestora do Projeto Robótica de Alta Performance; os técnicos das equipes; e os chefes dos Núcleos Regionais da Educação.

O que são a OBR e a First Lego

Iniciada em 2007, a Olimpíada Brasileira de Robótica é uma das maiores competições de ciência e tecnologia do país e tem como objetivo incentivar jovens a explorarem a área da robótica e da inteligência artificial. É voltada para estudantes da educação básica e superior.

Já a First Lego Explore é um programa internacional de robótica voltado para crianças de 6 a 10 anos que estimula a criatividade e o trabalho em equipe por meio de projetos que combinam pesquisa, construção de modelos com blocos Lego e programação simples. 

Destaque no Chile

A conquista mais recente da rede curitibana foi em setembro. Estudantes de Curitiba saíram campeões do Torneio Internacional de Robótica, no Chile (ITR Chile 2025), dias 6 e 7/9, em Santiago. Eles ganharam em diversas categorias:  primeiro e segundo lugar na categoria Cabo de Guerra, primeiro lugar na categoria Registro Multimidiático, segundo e terceiro lugar na categoria Dança dos Robôs, primeiro e segundo lugar em Alcateias Robóticas e terceiro lugar em Atomic Bots.