Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

Estudantes da Escola Papa João XXIII apresentam ao prefeito jogo sobre Curitiba

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Papa João XXIII (Portão) apresentaram para prefeito Rafael Greca e para a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila um jogo de percurso, elaborado por eles, para homenagear a cidade pelos 330 anos. Curitiba,19/04/2023. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Papa João XXIII (Portão) apresentaram ao prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (19/4), um jogo de percurso, elaborado por eles, para homenagear a cidade pelos 330 anos. A pesquisa e o trabalho foram desenvolvidos no espaço maker Farol do Saber e Inovação Rocha Pombo, anexo à escola.

O início das atividades foi com a oficina “Curitiba, o que te falta?”, que proporcionou um momento de análise e reflexão sobre os espaços da cidade.

“Vocês estão de parabéns, fizeram um trabalho muito interessante, são muito sabidos”, disse o prefeito às crianças, que também declamaram uma poesia sobre Curitiba.

Os estudantes pesquisaram os pontos turísticos de Curitiba e foram instigados a pensar sobre os espaços da cidade, como o Parque Barigui, os museus, as ruas. Diante disso, resolveram criar um jogo de percurso utilizando as tecnologias disponíveis no espaço maker, como os óculos de realidade virtual e a impressora 3D.

Participaram Isabely Santos da Costa, Arthur Rodikov Conde, Pamela Campilongo de Almeida, Dante Moraes Ribeiro de Lima e Heloise Correa. A orientação foi da professora Silvana Tosin Janoski Hinca.

“A nossa professora nos deu o desafio de pensar em algo que nós gostaríamos que tivesse em Curitiba e foi  difícil, porque todas as ideias que tínhamos descobrimos que já existiam. Nas pesquisas só conseguimos perceber o quanto a nossa cidade é inteligente, inovadora e perfeita para nós”, comentou Heloise.

Dante disse que o jogo surgiu para que outras pessoas possam conhecer a cidade. “Cada participante deve pegar uma cartinha e se acertar a resposta, anda uma casa. Ganha quem chegar ao fim primeiro”, explicou o menino.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, explica que os Faróis da Inovação são uma evolução dos Faróis do Saber, criados na década de 1990, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca. “Agora eles contam com oficinas de criatividade disponíveis para a rede municipal de ensino e comunidade”, esclareceu a secretária.

O Rocha Pombo ganhou seu espaço maker em março de 2018, como parte das comemorações do aniversário de 325 anos de Curitiba.

Presenças

Assistiram à apresentação no Farol o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro, o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich; a chefe do NRE Portão, Suzana Galeazzi; e o diretor da escola Papa João XXIII, Fabiano Pereira Medeiros.