A estação-tubo Antônio Meirelles Sobrinho, na Rua Engenheiro Costa Barros, no Cajuru, será reativada a partir deste sábado (12/7), nos dois sentidos da via. A retirada da estação foi feita para o avanço das obras do Ligeirão Leste/Oeste.
Com a reativação, a Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo, informa que as linhas de ônibus 302 - Centenário/Rui Barbosa e 303 - Centenário/Campo Comprido, voltam a parar no local. As duas linhas transportam cerca de 105 mil passageiros/dia.
Isolamento térmico
A estação-tubo volta a operar com melhorias. “Foram colocados vidros com tecnologia de proteção de raios solares e forro com isolamento térmico, para mais conforto dos passageiros”, disse Alceu Portella, gestor da área de Manutenção da Urbs.
A estação-tubo Antônio Meirelles Sobrinho foi a primeira a passar por intervenção para a implantação do Ligeirão Leste/Oeste. Além dela, já foi entregue a estação-tubo Cajuru. No momento, continuam em obras as estações Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense.
Sobre a obra
Na altura da estação-tubo foi feito pavimento de concreto na canaleta de ônibus e realizada a manutenção do asfalto da via lenta (pelo método de fresa e recape). Nova calçada em concreto com faixa acessível, seguindo um planejamento de vanguarda que prioriza o pedestre na ocupação do espaço urbano, sinalização e iluminação em LED completam a transformação.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e o projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Obras escalonadas
A execução das intervenções do Ligeirão Leste/Oeste acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros.
Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente.
Ligeirão Leste/Oeste
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste/Oeste, financiado pelo NDB (New Development Bank). No total, serão investidos U$ 75 milhões, além de contrapartidas do município para a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba.
As intervenções incluem ainda cinco terminais, como o novo equipamento do Capão da Imbuia e a revitalização de 34 estações-tubo.