A Prefeitura de Curitiba vai inaugurar neste sábado (19) a primeira Estação de Sustentabilidade tipo 2 da cidade. Localizada na Rua Lydio Paulo Bettega, esquina com rua Marco Campos, na Vila Verde, Cidade Industrial de Curitiba, a estação receberá, além de recicláveis como vidro e papel, também resíduos vegetais e da construção civil.
A gestão dos resíduos sólidos é um dos principais problemas ambientais da cidade e minimizar o impacto ambiental por ele causado é um dos compromissos da gestão do prefeito Gustavo Fruet. “O primeiro passo foi a conscientização da comunidade sobre a quantidade de lixo gerado na cidade e a necessidade de adotar o consumo consciente. Nesta etapa, queremos o envolvimento dos cidadãos na destinação correta e, principalmente, na gestão do resíduo domiciliar”, diz o prefeito.
A Estação da Sustentabilidade Tipo 2 faz parte do Sistema de Entrega Voluntária de Resíduos, que prevê a implantação de pelo menos uma estação em cada um dos 75 bairros de Curitiba. Foram desenvolvidos cinco modelos de Estações de Sustentabilidade, que serão utilizadas conforme o perfil da região em que a unidade for instalada e as classes de resíduos que receberá. “O objetivo é criar mais um mecanismo para evitar o descarte irregular de resíduos e os consequentes problemas ambientais e sanitários”, explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.
Instalada em um container marítimo com vida útil vencida, adaptado para a nova função, a estação do tipo 2 diferencia-se pelo espaço anexo com caçambas. A Estação da Vila Verde é a primeira da cidade que receberá os 12 tipos de materiais recicláveis (vidro incolor e colorido, papel branco, papelão, papel colorido, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio, outros metais) e terá em anexo caçambas para o recebimento de material vegetal e de restos da construção civil.
A estação atenderá aos moradores em um raio de 300 metros do local e terá a capacidade de armazenar 21 metros cúbicos de caliça e vegetais. Cada metro cúbico equivale a dez carrinhos de mão. O período inicial de implantação da estação servirá para avaliar o tempo necessário para a remoção dos detritos pelo departamento de limpeza pública.
O superintendente de controle ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Raphael Rolim de Moura, lembra que medidas similares são realizadas em países como Suíça e Japão, onde não há mais coleta domiciliar, apenas pontos de coleta. “No Japão a pessoas precisa levar o seu resíduo até um ponto de coleta e o lixo é identificado. Se o proprietário não fizer a o descarte de maneira correta, o lixo é devolvido e a pessoa multada”, diz Moura.
Desde dezembro de 2014, a cidade de Curitiba conta com três Estações de Sustentabilidade tipo1 instaladas na região norte da cidade, uma Estação Tipo 1 Inteligente implantada na região leste. Juntas estas quatro unidade já coletaram mais de 20 toneladas de recicláveis.
Atualmente, os caminhões da coleta domiciliar recolhem uma média de 3 mil toneladas de recicláveis por mês. Esse volume representa 20% dos recicláveis descartados na cidade. Os outros 80% são coletados por carrinheiros ou descartados irregularmente.
Estações de Sustentabilidade
TIPO 1 – Container com divisórias para recepção de vidro, plástico, papel e metal.
TIPO2 – Container com as mesmas divisões do TIPO 1 acrescida de caçambas para resíduos da construção civil e resíduos vegetais.
TIPO 3 - Parques de reciclagem (aprimoramento dos barracões do Ecocidadão).
TIPO 4 – Locais previamente determinados para recebimento de resíduoas da construção civil.
TIPO 5 – Caminhão com container da Estação TIPO1 para coleta em grandes eventos.