O Centro de Esporte e Lazer (CEL) Afonso Botelho, no Água Verde, sediou a primeira etapa do Circuito Paranaense de Esgrima de 2018, com a participação de 60 atletas de 9 a 20 anos, no sábado (5/5) e domingo (6/5).
A competição foi especial, segundo o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emílio Trautwein. “No aniversário de Curitiba, o prefeito Rafael Greca inaugurou este espaço, que oferece diversas modalidades esportivas, entre elas, a esgrima”, comentou. Desde o início de abril, cerca de 80 alunos têm aulas da modalidade, em parceria com a Associação Mestre Kato.
Para Trautwein, assistir a uma competição oficial é parte do aprendizado para os alunos que estão começando no esporte. “Eles podem sentir os valores que a competição desenvolve, como o saber lidar com a derrota e a vitória, o medo, a disciplina e outras emoções”, explicou.
Primeiro atleta olímpico paranaense na esgrima, Athos Schwantes é um dos coordenadores do projeto. A criação de um centro de treinamento foi uma enorme conquista, na visão do atleta, coroada neste fim de semana com o campeonato. “A competição é uma forma de estimular os atletas, mas também os iniciantes, que podem ver os exemplos a serem seguidos”, disse Schwantes.
Gabriel Bonamigo foi campeão masculino na categoria juvenil. A plateia com crianças e outros iniciantes do esporte foi um motivador extra para o atleta. “Gostei muito da iniciativa da Prefeitura de promover um esporte que é pouco conhecido, principalmente por estarmos em uma praça pública”, ressaltou.
No começo de sua jornada pelo universo do esporte, os irmãos Marco, 11 anos, Murilo, 5 anos, e Mila Ferreira, 5 anos, assistiam atentos a cada golpe. Incentivados pelo pai, Marco Antônio Ferreira, os pequenos escolheram a esgrima entre as modalidade oferecida no centro. “Eles viram a primeira vez e logo se encantaram”, disse o pai.
Em seu primeiro mês de treinos, Marco reforçou a importância da concentração para o bom desempenho. As competições do fim de semana foram novidade para ele. “É legal para ver como se movimentam os atletas, a forma que eles jogam”, comentou.
Resultado:
Espada juvenil – feminino
1ª – Ana Catharina Joaquim
2ª – Paola Schittini
3ª – Nicole Canali
3ª – Valkiria Schnen
5ª – Carolina Polo
6ª - Júlia Saddi
7ª – Larissa Ming
Espada juvenil – masculino
1º - Gabriel Bonamigo
2º - Leopoldo Gubert
3º - Fabrizio Lazaroto
3º - Lucae Oro
5º - Gabriel Gerhardt
6º - Pedro Petrich
7º - Felipe da Silva
8º - Carlos de Assis
9º - José Sampaio
10º - Guilhermme Ming
11º - Gustavo Landal
Pré-cadetes – feminino
1ª – Larissa Tsukamoto
2ª – Helena Juhler
3ª – Beatriz Singer
Pré-cadetes – masculino
1º - Pedro Petrich
2º - Felipe da Silva
3º - Caio da Cruz
3º - Bernardo Zots
5º - George Hubert
6º - Gabriel Baumel
7º - Tomas Rebicki
Cadetes – feminino
1ª – Ana Catharina Joaquim
2ª – Larissa Ming
3ª – Carolina Polo
3ª – Larissa Tsukamoto
Cadetes – masculino
1º - Pedro Petrich
2º - Felipe da Silva
3º - Carlos de Assis
3º - José Sampaio
5º - Gabriel Baumel
6º - Gustavo Landal
7º - Jorge Hubert
Espada 13 anos - mista
1º - José Oliveira
2º - Matheus Souza
3º - João Cavalheiro
3ª - Helena Juhler
5º - Bernardo Zots
6º - João Ghisi
7º - Leonardo Villatore
8ª - Izumi Borja
9º - João Nascimento
10º - Gabriel Landal
Espada infantil – masculino
1º - Matheus Souza
2º - Roberto Sorice
3º - Henrique Augusto
3º - Gustavo Klas
Espada 9 anos
1º - Henrique Augusto
2º - João Sicuro
3º - Ana Ferreira