Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mobilidade

Escrito por servidora, livro aborda engenharia de tráfego e o futuro da cidade

Prefeito Rafael Greca recebe as engenheiras Bruna Marceli Claudino Buher Kureke e Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, autoras do livro Engenharia de Tráfego. Curitiba, 03/11/2021. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

O prefeito Rafael Greca recebeu na tarde desta quarta-feira (3/11), no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, a engenheira fiscal Bruna Marceli Claudino Buher Kureke, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, e a professora Márcia de Andrade Pereira Bernardinis, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Elas são autoras do livro Engenharia de Tráfego: Aspectos Fundamentais para a Cidade do Futuro, da editora Intersaberes.

O encontro teve a participação do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, e serviu para que as engenheiras apresentassem ao prefeito a publicação que aborda a cidade, a engenharia, os movimentos urbanos e cujo prefácio foi assinado por Greca.

“O livro é original e importante para o ensino da engenharia de trânsito no Brasil”, destacou Greca às autoras. “Vou conservar o livro com muito carinho na minha biblioteca”, disse.

A obra apresenta um estudo sobre os deslocamentos de pessoas na cidade, independente do ramo de transporte. Trata de como planejar os movimentos em uma cidade de forma segura, sustentável e mais humana. Envolve os conceitos de smart mobility e smart city. O objetivo é apresentar propostas para congestionamentos, usando alternativas sustentáveis, inteligentes e conectadas.

Universidades

Trata-se de um livro didático, mas com linguagem clara e acessível e que já foi adotado por algumas universidades do país.

“Buscamos apresentar em uma única bibliografia todas as abordagens da engenharia de tráfego e não apenas aquelas voltadas à flexibilização dos veículos. Apresentamos problemáticas da engenharia urbana destacando aspectos para a cidade do futuro, com a inserção de pedestres e ciclistas”, explicou Bruna, que há dois anos integra o quadro de engenheiros do município, contratada por concurso público.

Professora do curso de engenharia civil há 14 anos, Márcia acredita que o livro preenche uma importante lacuna.

“Não há referência bibliográfica sobre engenharia de tráfego disponível. Nos debruçamos em estudos e pesquisas para oferecer um material consistente. O prefácio que foi assinado pelo prefeito é de grande valia e servirá como importante ensinamento sobre a cidade para os alunos”, disse Márcia.

O livro está disponível para aquisição no site da editora Intersaberes.