Unidades de educação da rede municipal de ensino de Curitiba estão participando da campanha de Natal “Adote uma cartinha e tire um sonho do papel”, promovida pelos Correios. A iniciativa, que está na 24ª edição, foi lançada nesta terça-feira (05), na sede central do Correios, no Centro.
Por meio da campanha, cartas escritas por crianças para o Papai Noel são respondidas por pessoas que se dispõem a "adotar" uma ou mais mensagens, assumindo a obrigação de enviar uma resposta e atender aos pedidos de presentes feitos por meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social.
A adoção de cartas é feita da mesma maneira em todo o Brasil. As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, ficam disponíveis para adoção na Casa do Papai Noel ou em outras unidades dos Correios. “A campanha leva o exemplo da solidariedade para além dos presentes. Nesta ação, também encontramos o princípio da equidade, que leva a igualdade de oportunidade a todos”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo, que participou da cerimônia de lançamento da campanha.
Este ano, 38 unidades (14 escolas municipais e 24 Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs) enviaram mais de 10 mil cartas ao Papai Noel. Entre elas a escrita pela estudante Larissa Costa, de 9 anos. A menina caprichou na letra e aguarda com ansiedade que seu pedido seja atendido. “Eu fiz uma cartinha bem escrita para o Papai Noel entender cada linha. Pedi apenas um kit escolar, já para iniciar o próximo ano com um material bem bonito”, explicou Larissa.
Vitória Novaes da Costa, de 9 anos, também preparou seu pedido e alertou: “Precisamos ficar bem atentos para o que escrevemos na carta porque o pedido tem que sair do coração. É o que a gente quer de verdade! Eu pedi uma fantasia, acho muito legal e não tenho nenhuma”, afirmou Vitória.
A cerimônia de abertura teve a apresentação do coral formado por funcionários dos Correios, que executou algumas canções natalinas. O padre Ângelo Dante Bis, da paróquia São Cristóvão, representou a Igreja Católica e falou sobre o espírito do Natal e a relação entre o serviço prestado pelos Correios e o ato de solidariedade, que se renova na celebração do nascimento de Jesus.
Um coral formado por estudantes da Escola Municipal Michel Khury, no Uberaba , sob regência da professora Jaqueline Ardigo, cantou músicas natalinas e encantou o público. Dentre as canções estavam A história da gata, Terra do sempre e Quero ver você não chorar.
“Quando a criança externa seu sonho ela já criou a expectativa de ser atendida. Então, cabe a nós distribuir um pouco do que a gente tem e tirar um sonho do papel, numa ação de solidariedade”, disse a coordenadora de Recursos Humanos da Diretoria Regional dos Correios, Ana Lúcia Jacobs.
Campanha
Em Curitiba, os padrinhos poderão encontrar as cartinhas na Casa do Papai Noel e nas seguintes Agências de Correios:
· Rua Marechal Deodoro, 298 – Centro;
· Rua Holanda, 202 – Bacacheri;
· Rua João Bettega, 459 – Portão;
· Rua Marechal Floriano Peixoto, 4984 – Shopping Cidade;
· Avenida Winston Churchill, 2630 – Pinheirinho;
· Avenida Manoel Ribas, 812 – Mercês;
· Rua Mateus Leme, 1310 – Centro Cívico.
Os presentes são deixados pelos padrinhos nos pontos divulgados pelos Correios para que posteriormente a entrega seja feita pela ECT. Não é permitida a entrega direta do presente e, para assegurar a observância desse critério, o endereço da criança não é informado ao padrinho.